As
              
 
SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
31/10/2003
Prefeitura desiste de usar hotel para moradia popular

Símbolo do glamour que o Centro de São Paulo ostentou em meados do século passado, o Cambridge Hotel continua tendo um futuro incerto. Esvaziado, o prédio de 15 andares no início da Avenida 9 de Julho esteve a ponto de virar moradia popular — mas o plano não deu certo.

A idéia da Prefeitura de São Paulo era aproveitá-lo no Programa de Arrendamento Residencial (PAR), um dos eixos do Morar no Centro, projeto de revitalização da região central. Uma empreiteira faria a reforma do edifício antes de ele ser arrendado pela Prefeitura e a Caixa Econômica (que seria a nova dona), por 15 anos, a famílias que ganham até seis salários mínimos mensais (e que pagariam R$ 225 por mês). Isso foi feito com outro prédio do Centro, o Rizkallah Jorge, na Prestes Maia.

Mas, segundo a Secretaria Municipal da Habitação, com o Cambridge esse plano é inviável. A razão apontada são as altas dívidas de água, luz e IPTU. De sua parte, o atual proprietário do hotel, Edgard Alexandre Maluf, garante que aceitou o valor que receberia por apartamento (cerca de R$ 30 mil) e que as dívidas seriam descontadas do preço. O fato é que, por ora, Prefeitura e Caixa desistiram do Cambridge Hotel.

Mesmo com os 120 apartamentos do hotel — alguns com mais de 80 m² — fechados, o empresário Francisco Mafra Filho fechou contrato de três anos para explorar o bar, o lobby, um salão de convenções e o restaurante.

Segundo ele, comprar o hotel inteiro, “talvez daqui a um ano”, é uma hipótese. Os quartos virariam flats. A área alugada seguirá recebendo festas descoladas — hoje acontece a Trash 80’s em versão Halloween — e servindo de museu cênico da São Paulo dos anos 50. No auge, o Cambridge recebia vips como Nat King Cole e poderosos nacionais. A sensação de nostalgia é garantida por instalações originais, como a porta giratória do lobby e o balcão do bar.

CLÁUDIO DE SOUZA
Do Diário de S. Paulo

 
 
 

notícias ANTERIORES
31/10/2003
Hospitais filantrópicos de SP têm atraso de repasses, diz federação
30/10/2003 Caminhões em São Paulo: sem solução a curto prazo
30/10/2003 Planos para o transporte: obras e tecnologia
29/10/2003 Prefeitura vai iniciar campanha sobre mudanças no transporte
29/10/2003 Em fila dupla, caminhões ajudam a parar SP
28/10/2003 Marta cobra a aprovação de projeto da água
28/10/2003 Represa seca vira garimpo para catadores de entulho
27/10/2003 Comunidade quer transformar Bom Retiro no bairro da moda
27/10/2003 Marta Suplicy tira dinheiro do transporte para publicidade
27/10/2003 Albergue pode barrar excluído do transporte