Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Serra

Lula Serra
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina Alianças

Veja outros candidatos do primeiro turno

Programa de Governo - PSDB-PMDB

10. Um projeto chamado Brasil

Estas são, portanto, as principais mudanças que Governo José Serra fará:
  • O Plano Social, que vai fazer pelas pessoas o que o Plano Real fez pela economia.
  • A segurança contra o crime e a violência.
  • A aceleração do crescimento com estabilidade para aumentar as oportunidades de trabalho e os recursos destinados ao Plano Social.
  • A reforma política, para consolidar partidos programáticos, unidos e fortes.
  • Uma atuação diplomática firme pela paz, pelo desenvolvimento e pelo comércio sem protecionismo.
Essas mudanças não são peças desconexas. São novos passos do projeto de um Brasil democrático, soberano, desenvolvido e justo, pelo qual José Serra batalha há tantas décadas. O Brasil pode e deve transformar-se numa das nações proeminentes do mundo no século 21, para o bem de seu povo e para a construção de uma ordem internacional pacífica, multilateral e mais justa.

Uma nação não é apenas um território desenhado num mapa, uma bandeira que se hasteia de vez em quando, um hino que se canta desajeitadamente, uma língua que todos entendem. Uma nação é sobretudo um povo que se une em torno de um projeto histórico, ao mesmo tempo generoso e viável, e com garra e entusiasmo persevera no projeto que escolheu, supera os obstáculos e avança.

Despedindo-se do Ministério da Saúde, o então ministro José Serra disse:

"Existem dificuldades no Brasil, não há dúvida. Então, em primeiro lugar, é necessário saber quais são. Em segundo, é preciso descobrir as soluções e colocar as boas idéias no papel. Em terceiro, é preciso tirar as idéias do papel e materializá-las de maneira competente e rápida. Em quarto lugar, nesse esforço, não deve faltar disposição para topar brigas e conflitos."

Ainda no mesmo discurso, referindo-se a sua atuação à frente do Ministério da Saúde, José Serra destacou:

"Tratamos de somar forças. Aliás, devo dizer modestamente que essa é minha característica na vida pública. Tenho horror de perder tempo dividindo, batendo boca, fazendo caraminholações, alimentando tititis. A idéia sempre é somar. É ver o melhor que cada um pode dar de si e trazer esse melhor para o trabalho comum."

As boas idéias do Programa do Governo José Serra estão postas. Somemos forças para tirá-las do papel.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).