Folha Online Cotidiano Carnaval
Carnaval

Veja o trajeto dos circuitos do Carnaval baiano

da Folha Online

O Carnaval em Salvador é dividido em três circuitos (Osmar, no Campo Grande; Dodô, na Barra-Ondina; e Batatinha, no centro histórico-Pelourinho).

Juntos, incluindo os quatro bairros onde também há bailes populares de Carnaval (Itapoã, Peri Peri, Cajazeiras e Liberdade), os circuitos de Carnaval somam 25 quilômetros.

Circuito Barra Ondina - Dodô

Percurso: 4,5 km.
Perfil: É o mais recente circuito criado para o Carnaval, e abriga o público "vip" da festa. É lá que ficam os camarotes como o do ministro Gilberto Gil e da cantora Daniela Mercury, além de outros organizados por hotéis e instituições que vendem ingressos para convidados, todos reduto de artistas. Por ser à beira-mar, propicia belas imagens ao amanhecer.
Atrações: 146 blocos e trios elétricos.
Quem você vê lá: Gilberto Gil, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Ara Ketu, Timbalada, Chiclete com Banana, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Armandinho, Olodum e Carlinhos Brown, entre outros.

Circuito Campo Grande - Osmar Circuito Pelourinho - Batatinha

Percurso: 7 km.
Perfil: É o circuito mais tradicional do Carnaval de Salvador, onde tudo começou. Apresenta como atrações blocos afro, como o Ilê Aiyê, e os tradicionais blocos como o de protesto "Mudança do Garcia". Abriga os camarotes oficiais do Carnaval, como o da prefeitura, da Emtursa e das TVs que fazem a cobertura ao vivo. Lá também permanecem blocos tradicionais como o "Coruja", agora pilotado por Ivete Sangalo, e o "Camaleão", do Chiclete com Banana. Não tem a mesma badalação vip do circuito Barra-Ondina, mas mostra o verdadeiro espírito do Carnaval baiano.
Atrações: 208 blocos e atrações.
Quem você vê lá: Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Banda Eva, Gil e Banda Beijo, Netinho, Armandinho, Patchanka e Beto Jamaica, entre outros.

No Pelourinho (circuito Batatinha), há bandas carnavalescas em praças e desfiles como o do Filhos de Gandhy. Não há camarotes. O principal ponto do percurso é a famosa praça Castro Alves.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).