Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Pan-Americano 2003

História

1951 1955 1959 1963 1967 1971 1975 1979 1983 1987 1991 1995 1999 2003 Geral

SÃO PAULO-1963

Brasil obtém melhor resultado na história

Diante da torcida paulista, os brasileiros alcançaram sua melhor classificação e terminaram apenas atrás dos Estados Unidos. O país faturou 52 medalhas (14 de ouro, 20 de prata e 18 de bronze). Os EUA lideraram com 201 (109 de ouro, 56 de prata e 36 de bronze). A competição, no entanto, foi menor do que quatro anos antes, em Chicago. Apenas 1.665 atletas, representando 22 países, participaram dos Jogos na capital paulista. Foi a edição com menor número de competidores da história. Os Jogos de 1967 tiveram a estréia do judô (masculino), totalizando 20 modalidades disputadas.

Curiosidades

  • Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Haiti, Nicarágua e Paraguai não enviaram atletas ao Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo. Dos 22 países participantes, 18 conquistaram medalha na capital paulista.


  • O boxe foi o esporte que mais pódios deu ao Brasil em 1963. Foram nove (três de ouro, cinco de prata e uma de bronze), contra oito do atletismo (duas de prata e seis de bronze). O tênis somou seis (três de ouro).


  • As conquistas no boxe vieram com Rosemiro Mateus dos Santos (categoria 57 kg), Elcio Neves (71 kg) e Luís Cesar (75 kg). Foram as últimas medalhas de ouro do boxe brasileiro em Jogos Pan-Americanos.


  • Dona de sete títulos de Grand Slams, Maria Esther Bueno foi campeã de simples e ainda ganhou duas pratas (duplas femininas e mistas). Ronald Barnes foi medalha de ouro em simples e também em duplas.


  • Os EUA dominaram a disputa do judô, que fez sua estréia no Pan. Venceram três das quatro categorias. A outra foi vencida pelo judoca brasileiro Lhofei Shiozawa. O Brasil também somou duas pratas na modalidade.


  • O atirador norte-americano Gary Anderson foi ouro no rifle individual, rifle três posições e carabina deitado por equipes. Ele seria campeão olímpico no rifle individual nos Jogos de Tóquio-64 e México-68.


  • Em 1963, o Brasil faturou cinco medalhas na vela (três de ouro). Os irmãos Reinaldo Conrad e Ralph Conrad venceram na snipe; Joaquim Roderbourg e Klaus Hendricksen, na flying dutchman; e Hans Domschke, na finn.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).