Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Pan-Americano 2003

História

1951 1955 1959 1963 1967 1971 1975 1979 1983 1987 1991 1995 1999 2003 Geral

CALI-1971

Cuba alcança vice-liderança do Pan

A sexta edição dos Jogos Pan-Americanos, realizada de 31 de julho a 13 de agosto, em Cali, marca a ascensão do esporte cubano. Pela primeira vez na história da competição, a ilha de Fidel Castro terminou na segunda posição no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. Essa ordem se manteve até 1991, quando os cubanos conseguiram desbancar o rival da liderança da classificação final. Os EUA, no entanto, retomou a hegemonia continental quatro anos depois, nos Jogos de Buenos Aires.

Curiosidades

  • O Pan-Americano de Cali contou com a participação de 2.935 atletas, representando 32 países, em 17 esportes, número superior aos Jogos de Winnipeg, quando 29 nações enviaram um total de 2.361 competidores.


  • Um dos destaques cubanos foi o ginasta Jorge Rodríguez, que ganhou três medalhas de ouro (cavalo com alças, barra fixa e equipes), duas de prata (solo e salto sobre o cavalo) e uma de bronze (argolas).


  • Em Cali, pela terceira edição seguida, o atletismo brasileiro não conquistou nenhuma medalha de ouro. Foram duas de prata e uma de bronze. O país só voltaria a subir no lugar mais alto com João do Paulo, em 1975, no salto triplo.


  • O Brasil alcançou o melhor desempenho da história no remo. Harry Edmundo Klein e Edgar Gijsen foram ouro no double sculls, e Atalíbio Magioni, Celenio da Silva e Manuel Thereso, no Dois com. O outro título foi no Quatro sem.


  • Uma das supresas em Cali foi a eliminação da equipe norte-americana de basquete, que ficou fora da disputa por medalhas após derrota inesperada para Cuba. Com isso, o caminho ficou aberto para a 1ª conquista do Brasil.


  • O iatista Jörg Bruder conquistou o bicampeonato pan-americano na classe finn em Cali. Ele também foi 11 vezes campeão brasileiro (dez seguidas) e tricampeão mundial, em 1970, 1971 e 1972 --recorde histórico.


  • Bertino Alves de Souza superou o campeão pan-americano de 1967, o norte-americano Hershell Anderson, e conquistou ouro na pistola livre, garantindo o primeiro ouro do Brasil no tiro na história da competição continental.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).