Brasil
30/09/2006

Candidatos - Deputado Estadual - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Luis Yabiku

Nome completo: Luis Mokiti Yabiku
Partido: PDT
Número: 12045
Idade: 48
Sexo: masculino
Natural de: Campinas - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: vereador
Tem mandato atualmente? sim, vereador em Campinas
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 03.ago.98: Vereadores candidatos a deputado acreditam que as campanhas não vão atrapalhar seus desempenhos na Câmara de Campinas e garantem que vão conciliar as duas atividades. Alguns candidatos ouvidos pela Folha até acreditam que as votações são importantes para ajudar na "arrecadação" de votos. O vereador Luis Yabiku (PPB) diz que as campanhas não devem prejudicar o desempenho dos vereadores. "Eles podem fazer a campanha quando não houver sessão. Os vereadores não vão deixar de cumprir suas obrigações", afirma.


  • 15.set.98: Um "racha" na dobradinha entre os candidatos a deputado estadual Pedro Serafim (PPB), de Campinas, e o deputado federal e candidato à reeleição Delfim Netto (PPB) ameaça a bancada do partido do prefeito Francisco Amaral na Câmara Municipal. Tudo porque, o também vereador da bancada pepebista, Luis Yabiku, coordena a campanha de Delfim na região. Serafim afirma que queria ser candidato a deputado federal e que Yabiku o convenceu de ser candidato a estadual, pois teria o apoio de Delfim.


  • 17.nov.98: A bancada do PT na Câmara de Campinas começa a articular a formação de uma CEI (Comissão Especial de Investigação) para apurar a existência de funcionários "fantasmas" e de servidores aposentados que receberiam salários superiores ao do prefeito Francisco Amaral (PPB). Entre os favoráveis à criação da CEI está o vereador da bancada do PPB (partido do prefeito) na Câmara, Luís Yabiku. Yabiku participa da CEI como relator. "De minha parte, entendo que a CEI vai trabalhar para que as denúncias e evidências não terminem em pizza", afirma.


  • 19.jul.99: As crises institucionais nos poderes Executivo e Legislativo de Campinas fazem com que a maioria dos vereadores inicie uma pré-campanha para tentar se reeleger no próximo ano. A campanha velada surge após a avaliação de que poucos teriam chances de um novo mandato após as crises e escândalos que culminaram com a renúncia de João Dirani Júnior (sem partido). O também governista Luis Yabiku (PPB) adota uma estratégia curiosa para tentar se livrar do estigma de apoiar a atual administração. Nas últimas semanas vem fazendo críticas ao prefeito e deixa claro que fala isso para os eleitores. "Nós estamos com a imagem arranhada, somos cobrados disso e temos que concordar com os eleitores", diz Yabiku.


  • 07.ago.99: O prefeito de Campinas, Francisco Amaral (PPB), sofre sua maior derrota na Câmara em 31 meses de governo, fecha o Paço Municipal e ameaça renunciar ao cargo. Por 14 votos a 6, os vereadores da cidade rejeitaram o projeto de Chico, que determinava corte de todos os benefícios e a redução de jornada e de salários dos servidores em até 25%. Luis Yabiku (PPB) estava entre os seis vereadores que votaram favoravelmente ao projeto.


  • 26.ago.99: O vereador Luis Yabiku anuncia sua saída do PPB, partido do prefeito de Campinas, Francisco Amaral. Ele faz críticas a Chico e afirma que vai fazer uma "oposição light" ao governo na Câmara. Yabiku, eleito com 6.380 votos em 96, afirma que "falta rigidez e pulso firme ao prefeito para resolver os problemas da cidade. Ele precisa ser mais pragmático e deixar o coração em casa". O vereador, que ainda não havia decidido seu novo partido, nega que tenha sido convidado por alguma legenda. Ele diz que dois fatores foram fundamentais para que tomasse a decisão. "Eu não concordava com a pressão que era feita, por parte do governo, para a votação na Câmara da criação da CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Emdec e a realização do relatório da CEI do IPTU, que pedia a cassação do mandato do ex-vereador João Dirani", afirma. O prefeito foi procurado pela Folha, que contatou sua assessoria de imprensa, mas não se manifestou.


  • 28.jan.00: Os vereadores de Campinas começam a se articular para derrubar um dos vetos do prefeito Francisco Amaral (PPB) que autorizou o aumento de até 200% do IPTU para boxes de garagens de edifícios residenciais. O prefeito vetou em dezembro passado uma emenda do vereador Luis Yabiku (PFL), aprovada pela Câmara, que impedia o lançamento de IPTU com o aumento para boxes de garagens.


  • 30.jun.00: O prefeito de Campinas, Francisco Amaral (PPB), sanciona uma lei que proíbe o uso de aparelhos de telefone celular em bibliotecas, teatros, cinemas, salas de aula, de conferências e audiências. O vereador Luis Yabiku (PFL), autor do projeto que restringe o uso do aparelho, acredita que o constrangimento é a maior arma para que se faça cumprir a lei. O uso do celular em locais proibidos pode culminar com a intervenção policial para retirar a pessoa do local. "A lei é mais educativa que punitiva", diz. O vereador afirma estar preocupado com a popularização do aparelho celular. "No Japão, já se compra celular em banca de revista", declara.


  • 02.out.00: Com 77% das 1.660 das urnas de Campinas apuradas, três candidatos a vereador do PSDB lideram a eleição para a Câmara de Campinas. No total, oito vereadores do PSDB estavam entre os 21 mais votados. O mais votado era o vereador Jonas Donizete, com 3,51% dos votos válidos. Luis Yabiku (PFL) apresentava 1,26%.


FolhaShop

Digite produto
ou marca