Brasil
30/09/2006

Candidatos - Deputado Estadual - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Diolinda

Nome completo: Diolinda Alves de Souza
Partido: PT
Coligação: PT - PC do B
Número: 13100
Idade: 36
Sexo: feminino
Natural de: Nanuque - MG
Estado civil: solteira
Grau de instrução declarado: ensino médio incompleto
Ocupação declarada: agricultora
Tem mandato atualmente? não
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 24.abr.02: A Polícia Militar de Euclides da Cunha Paulista (702 km de São Paulo) prende por porte ilegal de arma José Rainha Jr., líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na região do Pontal do Paranapanema, em São Paulo. Diolinda Alves de Souza, mulher de Rainha, não confirma que ele fosse proprietário da escopeta. Diz que estava "chocada" com a prisão e que não conseguia entender o que ele poderia estar fazendo com uma arma. Segundo Diolinda, o MST vai promover uma reunião amanhã em Teodoro Sampaio para discutir a prisão.


  • 16.jul.03: Comandados por Diolinda Alves de Souza, cerca de 1.500 sem-terra, segundo a Polícia Militar, fazem em Presidente Epitácio (655 km a oeste de São Paulo) uma passeata em protesto contra a prisão de líderes do MST no Pontal do Paranapanema, inclusive de seu marido, José Rainha Jr. Os sem-terra dizem que havia 2.500 pessoas na manifestação. Segundo Diolinda, esta foi a primeira de uma série de manifestações e que o movimento cogita a realização de uma marcha de 35 quilômetros do acampamento de Epitácio até a penitenciária Maurício Henrique Guimarães, em Presidente Venceslau, onde os líderes estão presos.


  • 31.jul.03: Diolinda Alves de Souza diz que a prisão do líder sem-terra é uma perseguição do juiz Atis de Araújo Oliveira.


  • 10.set.03: Diolinda Alves de Souza é presa na cidade de Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema. Desde a prisão do marido, em julho, ela o substituía na coordenação do MST na região. Ela teria sido condenada, juntamente com outros dez sem-terra, pelo juiz Átis Araújo de Oliveira por formação de quadrilha, em função de invasões de terras no Pontal.


  • 12.nov.03: Diolinda Alves de Souza obtem habeas corpus. Ela estava presa desde o dia 10 de setembro, condenada a dois anos e oito meses por formação de quadrilha, na cadeia de Piquerobi (SP).


  • 07.nov.05: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe Diolinda Alves de Souza logo após discursar em uma cerimônia em Assis (SP). Diolinda diz que "tomou um cafezinho" com o presidente -que se disse solidário e preocupado, segundo ela, com a situação dos dois filhos do casal. Rainha foi condenado a dez anos de prisão e está foragido.


  • 08.mar.06: O MST invade cinco fazendas em diferentes municípios no Pontal do Paranapanema (extremo oeste de SP). Diolinda Alves de Souza lidera a invasão na fazenda Santa Carmem, em Mirante do Paranapanema, e participa da articulação das demais (fazenda São Camilo, em Presidente Venceslau; Beira-Rio, em Teodoro Sampaio; Nossa Senhora das Graças, em Caiuá; e Fraterna, em Santo Anastácio). "Nós, mulheres, cumprimos nosso objetivo de ocupar o latifúndio. É dessa forma, fazendo luta, que a mulher vai conquistando seu espaço", diz.


  • 06.jun.06: Diolinda Alves de Souza, 36, líder do MST na região do Pontal do Paranapanema (SP), anuncia que é pré-candidata do PT a deputada estadual.


FolhaShop

Digite produto
ou marca