Brasil
30/09/2006

Candidatos - Deputado Estadual - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Vanderlei Siraque

Nome completo: Vanderlei Siraque
Partido: PT
Coligação: PT - PC do B
Número: 13234
Idade: 46
Sexo: masculino
Natural de: Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: deputado
Tem mandato atualmente? sim, deputado estadual
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Assembléia

  • Projetos apresentados: 12


  • Projetos aprovados: 1


No arquivo da Folha

  • 17.ago.01: O deputado Vanderlei Siraque compõe CPI da Indústria das Indenizações Ambientais, cujo relatório aponta uma série de irregularidades nas ações de indenização ambiental.


  • 28.jan.02: Siraque declara, em relação ao assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel, que “não adianta encontrar evidências e não fazer as relações".


  • 29.mar.02: Governador Geraldo Alckmin inaugura parte do parque onde se localizava a antiga Casa de Detenção do Carandiru. Para o deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), a mistura de presídios e parque "não combina". "Vai criar um clima ruim, desagradável para as pessoas", diz. Segundo ele, o governador deveria esperar até que os três presídios do complexo fossem desativados para inaugurar o parque.


  • 13.set.02: A Assembléia Legislativa de São Paulo aprova projeto de ampliação do horário de atendimento bancário para oito horas diárias, proposto pelo deputado estadual Vanderlei Siraque (PT).


  • 18.out.02: É apresentado pelo candidato ao governo do Estado pelo PT José Genoino o chamado método dos "cárceres duros", sistema que monitora 24 horas por dia, por meio de câmeras, presos considerados de alta periculosidade. A idéia foi apresentada pelo coordenador do plano, o deputado estadual Vanderlei Siraque. Genoino chamou a idéia de “cela big brother”.


  • 20.mai.04: O deputado Donisete Braga (PT-SP), investigado por envolvimento no caso do assassinato do prefeito Celso Daniel, afirma ter jantado com Siraque na noite em que aconteceu o crime.


  • 12.fev.05: Das dez cidades com maior número de homicídios dolosos por 100 mil habitantes do Estado de São Paulo em 2004, três ficam na região de Campinas (95 km de SP). Para o deputado Vanderlei Siraque (PT), da comissão de segurança da Assembléia Legislativa, o fenômeno da "interiorização do crime" só ocorreu porque o governo priorizou a segurança na região metropolitana. "Agora corre contra o prejuízo", afirma.


  • 14.jul.06: O candidato do PT ao governo do Estado, Aloizio Mercadante, anuncia como coordenador do plano de segurança pública de campanha o deputado estadual Vanderlei Siraque. Mestre em direito constitucional, Siraque foi autor do pedido de CPI sobre a suposta maquiagem nos boletins de ocorrência pelo governo paulista de Geraldo Alckmin. A suspeita era que parte das ocorrências de crimes graves, como homicídio, seria registrada como casos mais simples nas estatísticas estaduais. Para o petista, os 12 anos de governo PSDB foram marcados pela falta de política para a segurança. "É uma polícia (apenas) 'reativa'", afirma.


  • 11.ago.06: De acordo com o deputado Vanderlei Siraque, o secretário de Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, que insiste na liberação de verbas federais para o Estado, deveria reavaliar a gestão da segurança pública de São Paulo. "O problema não é dinheiro, e sim a má gestão dos recursos. São R$ 7,4 bilhões com a Secretaria da Segurança e mais R$ 1,4 bilhão com a Administração Penitenciária", afirma Siraque.


FolhaShop

Digite produto
ou marca