Brasil
30/09/2006

Candidatos - Deputado Estadual - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Conte Lopes

Nome completo: Roberval Conte Lopes Lima
Partido: PTB
Número: 14138
Idade: 59
Sexo: masculino
Natural de: São Paulo - SP
Estado civil: divorciado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: deputado
Tem mandato atualmente? sim, deputado estadual em São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Assembléia

  • Projetos apresentados: 21


  • Projetos aprovados: 3


No arquivo da Folha

  • 25.mai.98: A política de direitos humanos do governo Mário Covas (PSDB) em relação à polícia é criticada pelos deputados estaduais Conte Lopes e Erasmo Dias, ambos do PPB, durante palestra do ex-comissário de polícia de Nova York (EUA) William Bratton, que veio a São Paulo a convite do candidato do PPB ao governo de São Paulo, Paulo Maluf. Conte Lopes e Erasmo Dias são integrantes do grupo que elabora o programa de Maluf para a área de segurança pública. Ambos atacaram a decisão do governo do Estado de tirar da patrulha de rua, por um período médio de seis meses, o policial que mata ou fere gravemente alguém. Conte Lopes, ex-integrante da Rota, afirma: "Tive de matar um bandido e matei. Essa é a diferença em relação ao que ocorre hoje".


  • 11.ago.00: "É o carro que eu uso normalmente, que atendo à população, que ando com ele", diz o deputado Conte Lopes, ao se referir ao uso do carro oficial da Assembléia Legislativa de São Paulo na carreata do candidato a prefeito Paulo Maluf (PPB) por duas horas e dez minutos.


  • 21.jun.01: O deputado estadual Conte Lopes classifica de "absurdo" o fato de o coronel Ubiratan Guimarães ser responsabilizado sozinho pela morte dos 111 detentos do complexo do Carandiru, após a invasão da polícia, em 1992. "Um comandante não passa por cima de um governador e de um secretário da Segurança e decide invadir um local. Ele cumpre ordens", afirma.


  • 15.abr.03: Entidades de defesa dos direitos humanos de São Paulo se reúnem na Assembléia Legislativa para pedir o afastamento do delegado Aparecido Laertes Calandra do comando do Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo), pois consideram sua nomeação "uma ofensa às pessoas que passaram pelas suas mãos”, em referência ao período do regime militar no Brasil. Calandra foi defendido pelo deputado Conte Lopes. "Se não há condenação, ele deve continuar no cargo", diz. "Se o delegado sair, terá de ir para outro lugar, ou receber para ficar em casa", afirma.


  • 20.mar.04: Quase três meses depois de sua publicação, o Estatuto do Desarmamento ainda gera controvérsia. Para seus defensores, evita a circulação de um alto número de armas e, consequentemente, diminui a criminalidade. Já entre seus opositores, a opinião mais freqüente é que o estatuto serve apenas para desarmar a população. Para Conte Lopes, “o bandido continua armado, os crimes continuam os mesmos e os policiais estão sendo mortos dentro de casa".


  • 22.mai.04: Os deputados estaduais Antonio Salim Curiati e Conte Lopes, ambos do PP, usam carros oficiais da Assembléia para acompanhar Maluf em campanha pré-eleitoral. Lopes diz ter usado o Vectra apenas para "chegar e deixar" o encontro -ele dispensou o motorista no intervalo. A Assembléia diz ser proibido o uso de carros oficiais em ato eleitoral.


  • 19.mai.06: Quando perguntado sobre o que achou da reação da polícia aos ataques promovidos pelo PPC, Conte Lopes responde: "Não está exagerando. A polícia foi desafiada pelo crime organizado e pelos políticos, que quiseram enfiar guela abaixo o Exército em São Paulo. Travaram a polícia durante anos. Agora, diante da necessidade, a polícia e a Rota foram colocadas na rua". Lopes é capitão da reserva da PM.


  • 07.jun.06: Em depoimento à comissão de segurança da Assembléia, o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, responde aos questionamentos das operações da polícia em resposta aos ataques promovidos pelo PCC. O deputado Conte Lopes insinua que Marcos Willians Herbas Camacho, 38, o Marcola, líder do PCC, deveria ser morto. "Acho que deveríamos dar um jeito para que esse Marcola nunca mais saísse da prisão", diz.


  • 16.jul.06: Historicamente ligados ao malufismo e ao quercismo, parlamentares adeptos da "linha dura" na segurança pública estão abrigados neste ano na coligação que tem o tucano José Serra como candidato ao governo de São Paulo e têm posições contundentes pelo endurecimento da autoridade policial no Estado. Embora Conte Lopes tenha acompanhado Serra no palanque que lançou a candidatura do tucano ao governo, declara que "O PT e o PSDB são iguais nos discursos, até agora ninguém fez nada". Ex-comandante da Rota, para ele, os governos tucanos erraram. "Eles não foram enérgicos, liberaram as visitas íntimas, enfraqueceram a Rota e desvalorizaram os policiais. Se for chamado para participar do governo, vou com prazer, mas defendendo o que sempre defendi, o endurecimento contra o bandidos e a valorização do policial".


  • 27.ago.06: A cinco semanas da eleição, deputados estaduais de São Paulo desapareceram da Assembléia Legislativa e transformaram seus gabinetes em verdadeiros comitês eleitorais. "O deputado nem vem mais para a Casa, todos os dias está em campanha", afirma uma funcionária do deputado Conte Lopes (PTB), cujo gabinete estava abarrotado de santinhos.


FolhaShop

Digite produto
ou marca