Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Paulinho da Força

Nome completo: Paulo Pereira da Silva
Partido: PDT
Número: 1212
Idade: 50
Sexo: masculino
Natural de: Porecatu - PR
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: ensino médio completo
Ocupação declarada: trabalhador metalúrgico e siderúrgico
Tem mandato atualmente? não
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 21.ago.02: O Tribunal de Contas da União levanta suspeitas contra a Força Sindical, dirigida por Paulo Pereira da Silva, por irregularidades no uso de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), em 2001. O TCU concluiu relatório que indica falhas na administração da central sindical sobre R$ 38 milhões recebidos do FAT em 2001 para treinar trabalhadores. Investigações contra a entidade desgastam o sindicalista, candidato a vice na chapa do presidenciável Ciro Gomes (PPS-PDT-PTB). Paulo Pereira da Silva diz que não existe desvio de verba do FAT na central. Segundo ele, o dinheiro que entra é usado para qualificar o trabalhador.


  • 07.set.02: Em clima tenso e de muita confusão, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, vice de Ciro Gomes (PPS) na disputa nacional, é ouvido pelo Ministério Público Federal sobre supostas irregularidades durante sua gestão na Força Sindical. Paulinho diz ser alvo de uma "armação política" encabeçada pelo presidenciável José Serra (PSDB).


  • 07.dez.03: Sindicatos deixam a Força Sindical em direção à CUT (Central Única dos Trabalhadores), aliada do governo Lula. Para o presidente da Força, Paulo Pereira da Silva, a saída dessas entidades é insignificante. "Não faço a menor questão de segurar os sindicatos que estão saindo. Podem ir", afirma.


  • 17.jan.04: Time da Força Sindical disputa a Copa São Paulo de Juniores com o nome de Paulinho, Paulo Pereira da Silva, estampando a camisa. Em ano eleitoral, a prática pode ser considerada propaganda ilegal. A legislação diz que somente a partir do dia 6 de julho deste ano os candidatos e os partidos poderiam fazer a divulgação.


  • 13.dez.04: Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, indica o cientista político Gilmar Vianna para secretário do Trabalho de São Paulo.


  • 14.ago.05: Em enquete realizada pela Folha de S. Paulo, Paulinho da Força vota em “não” à possibilidade da abertura de processo de impeachment contra o presidente Lula.


  • 14.mai.06: Sindicalistas ligados a diversas centrais sindicais acusam o Ministério do Trabalho de conceder registros a sindicatos em troca de apoio político ao governo Lula. "Se não tiver influência, não tem registro para sindicato. A Força tem dificuldades para abrir sindicatos. Criamos o sindicato dos trabalhadores em concessionárias de estradas e em refeições rápidas e não conseguimos o registro. Se fôssemos afinados com o PT, ia sair", diz Paulo Pereira da Silva, presidente da Força.


  • 20.mai.06: Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, da Força Sindical, diz que agora precisa ganhar uma eleição. Por isso, é candidato a deputado federal.


FolhaShop

Digite produto
ou marca