Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Vaccarezza

Nome completo: Cândido Elpidio de Souza Vaccarezza
Partido: PT
Coligação: PT - PC do B
Número: 1312
Idade: 50
Sexo: masculino
Natural de: Senhor do Bonfim - BA
Estado civil: divorciado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: médico e deputado
Tem mandato atualmente? sim, deputado estadual em São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

Na Assembléia

  • Projetos apresentados: 27


  • Projetos aprovados: 9


Escândalos do atual Congresso

  • Teve o nome envolvido no escândalo do mensalão? não


  • Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas? não


No arquivo da Folha

  • 21.out.95: Um grupo de 24 deputados federais do PT, representando todas as tendências internas, divulga ''carta aberta'' ao partido que na prática é um pedido para que se destitua o secretário-geral, Cândido Vaccarezza. O grupo (praticamente a metade dos 49 deputados do PT) quer que Vaccarezza seja substituído por um nome que simbolize o que consideram ''um quadro de equilíbrio entre as diferentes correntes internas'' surgido no Encontro Nacional do partido.


  • 03.jan.01: Com as eleições municipais, oito novos deputados estaduais tomam posse na Assembléia Legislativa de São Paulo, entre eles está o ex-secretário-geral do PT, Cândido Vaccarezza, que foi acusado de ser funcionário "fantasma" do gabinete do então presidente da Câmara, o ex-vereador malufista Brasil Vita (PPB). Ele ocupará a vaga deixada por um dos três deputados petistas que se licenciaram do cargo para assumir uma secretaria na administração municipal de Marta Suplicy (PT). Após a denúncia, pressionado pelo PT, o hoje deputado pediu licença temporária do cargo de secretário-geral, para o qual jamais retornou. ''Pedi um afastamento para uma defesa política e, depois disso, houve uma reformulação interna e fui eleito vice-presidente do partido e hoje sou do diretório nacional'', afirma. Segundo ele, o processo aberto pelo Ministério Público estadual para investigar o caso foi arquivado no início do ano passado.


  • 11.jul.01: O deputado estadual Cândido Vaccarezza protocola uma ação para impedir o reajuste da tarifa do metrô, anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Vaccarezza nega que a intenção seja revidar às constantes ações que o PSDB tem impetrado contra atos da prefeita.


  • 17.mar.02: Lei de autoria do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) cria um sistema de monitoramento de coleta e de transfusão de sangue, evitando, por exemplo, que haja falta nos hospitais públicos e sobra nos privados. A lei também impede que hospitais atrelem cirurgias a um número mínimo de doações.


  • 23.mai.02: Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Cândido Vaccarezza (PT) defende 50% de vagas para estudantes carentes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. O projeto deve ser votado neste ano.


  • 22.fev.04: Cândido Vaccarezza, coordenador e membro do comitê financeiro da campanha do hoje ministro José Dirceu (Casa Civil) a governador de São Paulo em 1994, é autor de projeto de lei na Assembléia Legislativa paulista que legaliza o funcionamento das casas de bingo no Estado. Deputado estadual, Vaccarezza (PT) é um dos homens mais próximos de Dirceu em São Paulo. Outro projeto de lei do deputado petista propõe no âmbito estadual a legalização e exploração das máquinas de caça-níqueis. Ele não quis comentar o assunto. Em sua justificativa, alega que a medida traria transparência e eficácia tributária.


  • 26.mai.04: O líder do PT na Assembléia Legislativa, Cândido Vaccarezza, organiza um ato suprapartidário em solidariedade ao deputado estadual Donisete Braga (PT), que, segundo o Ministério Público de São Paulo, é suspeito de envolvimento no assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT).


  • 16.mar.05: A derrota de Alckmin é o melhor presente que poderia ser dado a José Dirceu, aniversariante do dia. Cândido Vaccarezza, líder do PT na Assembléia e fiel escudeiro do chefe da Casa Civil, é mais cumprimentado pela vitória do que Rodrigo Garcia (PFL), o eleito. Para fazer frente ao projeto tucano e tentar diminuir a influência do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), na Assembléia Legislativa, Cândido Vaccarezza, líder do PT na Assembléia, organizou uma candidatura paralela (de Rodrigo Garcia). "Queremos que o Legislativo seja independente do governador Alckmin", afirma.


  • 11.mai.05: Petistas partem para o ataque ao Ministério Público Estadual, numa reação à ação civil que acusa a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal ao fechar 2003 com déficit de R$ 590,6 milhões. O deputado estadual Cândido Vaccarezza (PT) afirma que vai interpelar o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho, por causa da "atuação política" dos promotores.


  • 18.jul.06: Vaccarezza critica o candidato José Serra: "Depois de fugir de suas obrigações como prefeito de São Paulo, Serra agora foge da responsabilidade de assumir a política de segurança de Alckmin, que ajudou a eleger".


FolhaShop

Digite produto
ou marca