Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

Jilmar Tatto

Nome completo: Jilmar Augustinho Tatto
Partido: PT
Coligação: PT - PC do B
Número: 1353
Idade: 41
Sexo: masculino
Natural de: Corbélia - PR
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: empresário
Tem mandato atualmente? não
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 26.jun.95: Por uma diferença de apenas 23 votos, o chamado centro do PT ganha a disputa pela presidência do Diretório Municipal do partido, em São Paulo. O novo presidente é Jilmar Tatto, da corrente "Articulação", liderada por Luiz Inácio Lula da Silva.


  • 17.fev.99: Jilmar Tatto, deputado estadual do PT paulista mais votado na capital, está em campanha aberta para ser o candidato a vice na chapa de Marta Suplicy na disputa pela prefeitura em 2000.


  • 11.jul.99: O relatório parcial da CPI da Telefônica na Assembléia Legislativa de São Paulo vai sugerir a criação de uma agência estadual de telecomunicações, nos moldes da Anatel, mas com atuação mais próxima das operadoras que atuam no Estado. A proposta é do relator da CPI, deputado estadual Jilmar Tatto (PT), para quem a Anatel foi "omissa", segundo os relatos feitos à comissão.


  • 26.nov.02: Jilmar Tatto assume como secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo. Em 1998, elegeu-se deputado estadual. Foi um dos coordenadores da campanha de Marta Suplicy. Começou o governo, em 2001, como secretário do Abastecimento. Em janeiro de 2002, assumiu a Secretaria das Subprefeituras.


  • 03.jun.04: Jilmar Tatto entra para a Secretária de Governo, cargo político mais importante da administração municipal. Ele será o responsável pelos acordos com os vereadores para a votação dos projetos prioritários do Executivo. Jilmar é irmão de Arselino Tatto, presidente da Câmara Municipal. Juntos, desfrutam de grande influência na administração paulistana. O temor de vereadores do PMDB e do PL, e até de petistas, é que o reforço do alcance político da família Tatto influa no resultado das eleições na Câmara. De origem pobre, a família Tatto é natural de Frederico Westphalen (no interior do RS). Dos dez irmãos, nove são filiados ao PT. A região em que os Tatto moram na zona sul de São Paulo, a Capela do Socorro, ficou conhecida como "Tattolândia".


  • 08.jun.06: O ex-secretário dos Transportes de Marta Suplicy, Jilmar Tatto, é acusado de ingerência pelo presidente da maior cooperativa de lotações de São Paulo. Luiz Carlos Pacheco confirma a infiltração do PCC em linhas de perueiros e diz que a ingerência de Tatto permitiu que motoristas sob controle da facção rodassem na capital paulista.


  • 15.jun.06: Reportagem sobre o decreto do prefeito Gilberto Kassab, exigindo que os perueiros apresentem ficha criminal, traz que Jilmar Tatto autorizou, três meses antes de ser finalizada a licitação do transporte público de São Paulo, por meio de contrato emergencial, a circulação de 1.500 perueiros da cooperativa Transmetro na zona sul da capital. Na época a empresa era investigada sob a suspeita de envolvimento com o crime organizado. Tatto diz que o inquérito causa "estranheza" e que o caso tem "aparente cunho político".


  • 04.jul.06: O Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais) nega o pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público contra Jilmar Tatto, ex-secretário de Transportes. Segundo a sentença, não há elementos que fundamentem as acusações. Tatto e sete pessoas são acusados em inquérito feito pela Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Santo André, na região metropolitana, de ter influência sobre perueiros que seriam ligados ao PCC.


  • 14.jul.06: José Serra insinua que Jilmar Tatto tem influência sobre perueiros supostamente ligados ao PCC. O ex-secretário de Transportes diz ser injusta a insinuação feita pelo candidato.


FolhaShop

Digite produto
ou marca