Brasil
01/10/2006

Candidatos - Deputado Federal - São Paulo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z

José Aníbal

Nome completo: José Aníbal Peres de Pontes
Partido: PSDB
Coligação: PSDB - PFL
Número: 4586
Idade: 59
Sexo: masculino
Natural de: Guajará-Mirim - RO
Estado civil: casado
Grau de instrução declarado: superior completo
Ocupação declarada: vereador
Tem mandato atualmente? sim, vereador em São Paulo
Situação do CPF na Receita Federal: regular

No arquivo da Folha

  • 15.set.94: Segundo suplente de deputado federal, José Aníbal (PSDB) assume o mandato em janeiro de 1993 e é um dos principais negociadores, no Congresso, do Fundo Social de Emergência, que deu a largada para o Plano Real.


  • 08.fev.96: O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal, enfrenta resistências da bancada tucana para ser reconduzido ao cargo. Somente após cinco horas de reuniões, os deputados aceitaram que ele continuasse na liderança do partido por mais um ano sem que fosse realizada uma votação.


  • 27.jan.99: O deputado federal José Aníbal (PSDB-SP) é a primeira novidade na equipe do segundo mandato do governador de São Paulo, Mário Covas. Ele é anunciado para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.


  • 08.dez.00: José Aníbal pressiona o governo federal para obter a publicação urgente de uma nova MP restabelecendo a vigência da Lei de Informática, reduzindo as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados, instrumento que tem sido fundamental para o acolhimento do setor de informática no Brasil.


  • 19.mai.01: José Aníbal é eleito o novo presidente nacional do PSDB com a missão de recuperar a imagem do partido desgastada pelas denúncias de corrupção envolvendo parlamentares governistas e ex-ministros de FHC.


  • 21.mai.01: Para Aníbal, está havendo um "uso leviano da democracia", com o acúmulo de acusações contra o governo. Para se contrapor a isso, o PSDB vai adotar uma nova atitude: o "bateu, levou". Nenhum ataque a Fernando Henrique Cardoso ficará sem resposta de seu partido.


  • 20.jun.01: José Aníbal pede o desligamento dos senadores Álvaro e Osmar Dias do partido. Aníbal ameaçou expulsá-los se não retirassem as assinaturas do requerimento da CPI da corrupção.


  • 14.ago.01: O presidente nacional do PSDB, José Aníbal, está orientando os filiados da legenda a usar os governos de Marta Suplicy (PT), na Prefeitura de São Paulo, de Olívio Dutra (PT), no Rio Grande do Sul, e de Itamar Franco (PMDB), em Minas, como munição nas eleições de 2002.


  • 05.out.04: Vereador mais votado desta eleição, com 165.880 votos, José Aníbal diz que fez apenas seis semanas de campanha e não esperava o resultado.


  • 17.mai.06: Aníbal rebate a declaração do ministro Tarso Genro, que disse que o governo do tucano Geraldo Alckmin preferiu negociar com o PCC o fim da onda de ataques ao Estado de São Paulo a aceitar ajuda do governo federal. Aníbal diz que quem tem relação com as FARC é o PT.


FolhaShop

Digite produto
ou marca