Brasil
12/08/2006

Candidatos - Governador - São Paulo - Orestes Quércia

Alan Marques/Folha Imagem
Nome completo: Orestes Quércia
Nascimento: 18/08/1938 em Igaçaba (SP)
Profissão: Empresário
Estado civil: Casado
Filhos: Cristiane, Andréia, Rodrigo e Pedro
Partido: PMDB
O ex-governador Orestes Quércia nasceu em Igaçaba, distrito de Pedregulho, interior de São Paulo. Estreou na vida pública aos 24 anos, em 1957, como vereador de Campinas, cidade onde se formou em Direito pela PUC. É casado com Alaíde Ulson Quércia.

Possui uma extensa carreira política, tendo sido vereador, deputado estadual e prefeito de Campinas. Chegou ao Senado em 1974 e, em 1982, foi eleito vice-governador na chapa de Franco Montoro. Em 1986 chegou ao governo do Estado.

Candidatou-se à Presidência da República em 1994 e, em 1998, a governador de São Paulo, tendo sido derrotado nas duas ocasiões.

Apesar de estar longe de cargos executivos há algum tempo, seu nome ainda é lembrado da época em que foi governador. O interior do Estado conheceu grande desenvolvimento neste período. Em seu mandato, criou a hoje extinta Secretaria do Menor, como iniciativa de cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Realizou investimentos na duplicação de importantes rodovias, na reforma de estradas vicinais e construiu o Memorial da América Latina.

Como defensor do municipalismo, desenvolveu ações de fortalecimento do interior, como a regionalização da produção. Foi presidente regional do PMDB de São Paulo (2001-2003) e empresário, atuando no ramo imobiliário e das comunicações, sendo proprietário do jornal Diário do Comércio e Indústria (DCI), da rádio Nova Brasil FM e do Hotel Jaraguá, no centro de São Paulo.

FolhaShop

Digite produto
ou marca