PÁGINA INICIAL

NÚMEROS

DIAGNÓSTICO

CAUSAS

FORA DE SP

FRAUDE

CRIME DE MAIOR
INCIDÊNCIA EM SP


CURSO

DIREÇÃO
DEFENSIVA


TECNOLOGIA

TRAVAS,
ALARMES ETC.


BUROCRACIA

SEGURO

INDÚSTRIA DA
(IN)SEGURANÇA


MEDO

CENAS



 
Saiba identificar
um veículo roubado



free-lance para a Folha

Na hora de comprar um carro usado, o motorista deve prestar muita atenção. Caso leve para casa um veículo roubado ou furtado, corre o risco de perder todo o investimento. Alguns cuidados podem evitar essa dor de cabeça.

A primeira adulteração que os bandidos fazem é no chassi, operação conhecida como “picote”. Para ter certeza de que isso não aconteceu no carro pretendido, coloque um espelho atrás do número e verifique se ele é uniforme. No caso de não ser original, parte da numeração é mais funda.

Outro cuidado a ser tomado é verificar o número do chassi gravado nos vidros. Em todos, ele deve ser exatamente igual. Todos os dados da documentação também precisam ser conferidos.

Com os dados do veículo em mãos, o motorista deve checar no Detran (Departamento de Trânsito) se há algum tipo de bloqueio e se multas e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) estão pagos.

Pela placa, o motorista também tem como saber se o carro é “quente”. As originais são de tamanhos diferentes: a traseira é maior que a dianteira. (JAA)


Leia mais: Donos ‘picotam’ o próprio carro