Folha Online Ilustrada  
Crítica
04/05/2001 - 02h08

"Toda Nudez Será Castigada", de Nelson Rodrigues, dói, mas é boa

RAFAEL GARCIA
da Folha Online

A experiência de assistir a uma obra de Nelson Rodrigues em uma boa montagem é sempre uma tortura ininterrupta. É duro suportar o autor maltratando todas aquelas personagens sem um pingo de dó; admitir que se faça tudo aquilo com seres que, até seja provado o contrário, são inocentes.

Em "Toda Nudez Será Castigada", com Leona Cavalli no papel da prostituta Geni, não é diferente. Tudo isso dói, mas é bom, além de ser quase de graça. A montagem está sendo exibida a R$ 1 no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Pela qualidade do texto em fazer sofrer e pela perfeição da trama, não seria uma maldade com o elenco dizer que a "presença espiritual" do autor ofusca os atores, esse pobres mortais; são eles os responsáveis por isso.

A diretora Cibele Forjaz, que optou por uma movimentação cenográfica diferente, mas manteve aparentemente intacta a estrutura original da peça, conseguiu arrancar os aplausos de toda a platéia, que ficou em pé na noite de estréia da mostra "Nelson de Todos Nós".

Leona, se já não havia acumulado dividendos suficientes sob a direção de Zé Celso Martinez ou Tata Amaral, seguramente já tem seu lote de estrela garantido no resplendor da noite paulistana. E haja brilho por trás de tanta poluição!

Em torno de Geni gravitam o viúvo Herculano (Hélio Cícero), seu filho Serginho (Vadim Nitkin) e seu irmão Patrício (Gustavo Machado). Neste último, quase se enxerga o rosto do próprio autor, que o usa para manipular a trama. Nelson Rodrigues faz do cafajeste de botequim um profeta: "Só ele enxerga o óbvio".

Incentivando o público, a peça é testemunhada com horror pelo coro das tias do viúvo (Isabel Teixeira, Mila Ribeiro e Tatiana Thomé).

Mas é a personagem de Leona quem faz a montagem vibrar, movimentando com cinismo e sedução as inversões de valores que sustentam a história.

A peça, porém, é capaz de deliciar só pelas reviravoltas do enredo, marcadas por uma das características rodrigueanas mais notáveis: quando tudo parece chegar ao fundo do poço, o autor consegue descer um pouco mais, sempre.

A platéia, coitada, chega a se sentir culpada por rir de tanta desgraça. Mas ri com gosto.

 Serviço

Toda Nudez Será Castigada
De: Nelson Rodrigues
Direção: Cibele Forjaz
Com: Leona Cavalli, Hélio Cícero, Vadim Nitkin e Gustavo Machado, entre outros
Quando:até domingo, dia 6, às 20h30
Onde: Teatro Sérgio Cardoso (rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, em São Paulo)
Quanto: R$ 1
Informações: 0/xx/11/288-0136


   
Destaques

OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


NotíciasNoticias

17/04/2003

00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).