Folha Online Ilustrada  
Crítica
20/07/2001 - 04h49

Música: Nova cara do pop hispânico chega com Aterciopelados

SYLVIA COLOMBO
da Folha de S.Paulo

Assim como não se pode resumir a Colômbia atual apenas à imagem de Macondo, a aldeia criada pelo colombiano Gabriel García Márquez, o pop desse país também tem pouco a ver com os clichês que rotulam a música popular latino-americana (folclórica, world music etc.).

O quinto CD da dupla Aterciopelados, "Gozo Poderoso", é um exemplo de como algumas bandas, também conhecidas como "alterlatinas", têm conseguido escapar dos dois caminhos tradicionalmente trilhados pelo pop do continente.

São eles: o da produção comercial e de baixa qualidade, para o mercado hispânico dos EUA -representados por Ricky Martin, Christina Aguilera e seguidores-, e aquele em que imperam as misturas entre o pop americano e as chamadas "sonoridades tradicionais latinas".

O Aterciopelados supera essas barreiras, e "Gozo Poderoso", indicado nesta semana a três prêmios do Grammy latino, é um disco que atinge o equilíbrio entre o pop latino, a batida eletrônica, vocais lânguidos e o rock melódico, produzindo um ambiente sonoro bastante urbano.

A fórmula lembra a utilizada pelos já celebrizados mexicanos do Café Tacuba, com recursos do hip hop, da música eletrônica e guitarras sujas.
Enquanto a banda mexicana destaca-se pelo escracho e pela agressividade, a principal característica do Aterciopelados é um melancólico otimismo.

A voz da cantora Andrea Echeverri é a responsável pelo tom choroso e às vezes dramático das canções (como em "Rompecabezas", a melhor faixa do CD).

O nome da banda teria de ser outro se não fossem seus vocais -"aterciopelados" significa aveludados. O veludo é referência também para as ilustrações do encarte. Uma delas traz uma imagem que lembra um quadro de Frida Kahlo ("Auto-Retrato con Vestido de Terciopelo").

A dupla nasceu fazendo um som bem mais pesado. Em 1990, o baixista Hector Buitrago, ex-integrante de uma banda de hardcore, encontrou Andrea. Juntos formaram o grupo Delia y Los Aminoacidos, com forte influência do punk rock. Logo mudaram o nome para Aterciopelados e lançaram seu álbum de estréia, "Con el Corazón en la Mano".

Em 96, o disco "La Pipa de La Paz", gravado em Londres, com produção de Phil Manzanera, levou a banda a se apresentar nos EUA pela primeira vez.

Mas foi somente com o quarto disco, "Caribe Atômico", lançado também no Brasil, que a dupla definiu melhor seu estilo, fazendo as primeiras incursões ao universo da música eletrônica. No ano passado, apresentaram-se no festival Abril Pro Rock, em Recife.

"Gozo Poderoso" foi lançado no começo do ano na Colômbia e acaba de sair em outros países hispano-americanos e nos EUA, onde a dupla atualmente faz shows de divulgação do trabalho.

Segundo os integrantes da banda, o disco é também uma resposta aos problemas sociais que vive a Colômbia em consequência do narcotráfico e da guerrilha.

As letras, de tom pacifista, refletem a tranquilidade com que encaram essas questões. Os músicos dizem ter feito questão de gravar na Colômbia, com músicos colombianos, para mostrar que são esperançosos quanto ao fim da tensão social e política no país.

Não há previsão de lançamento de "Gozo Poderoso" no Brasil, mas vale ficar na torcida.

 Serviço

Gozo Poderoso
Grupo: Aterciopelados
Lançamento: BMG (importado)
Onde encontrar: www.amazon.com, www.cdnow.com



   
Destaques

OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


NotíciasNoticias

17/04/2003

00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).