Folha Online Ilustrada  
Crítica
01/11/2001 - 05h55

Cinema: Final de "Os Outros" lembra "O Sexto Sentido"

SÉRGIO DÁVILA
da Folha de S.Paulo, em Nova York

Tem clima sombrio, uma grande revelação no final (pode ler a crítica, não vou contar nada que faça o filme perder a graça) e uma performance elegante e gélida de Nicole Kidman.

A atriz, aliás, sempre se sai melhor quando opta pela elegância e por nenhum calor humano, como em sua melhor atuação até hoje, a Suzanne Maretto de "To Die For".

Em "Os Outros", que estréia hoje, a atriz vive (?...) Grace, uma mulher carola e séria que mora com dois filhos em uma enorme e assustadora mansão vitoriana na ilha inglesa de Jersey, durante o final da Segunda Guerra Mundial.

Grace teme que seu marido tenha morrido no front. Insegura e solitária, ela mantém as crianças (Anne, uma menina de sete anos, vivida pela ótima atriz-mirim Alakina Mann, e Nicholas, um garoto de quatro, interpretado pelo engraçadinho James Bentley) no escuro.

Em todos os sentidos possíveis. Não conta nada sobre a suspeita de que tenha perdido o marido e diz à nova turma de empregados que contrata que a luz do sol causa uma alergia mortal em Anne e Nicholas.

Antes de abrir uma porta, os empregados devem fechar a anterior. As cortinas têm de ser mantidas fechadas, e todas as portas, trancadas. Então, começam os barulhos estranhos. Depois, as visões. Por fim, as vozes...

Tem um clima que é puro Hitchcock e um final que lembra "O Sexto Sentido", pela reviravolta. E é só isso que dá para falar sem arriscar "estragar tudo" ou "destruir o filme" e outras coisas das quais o crítico já foi acusado. Então vamos aos bastidores.

"Os Outros" tem quase tanta revelação por trás da tela quanto no filme em si. É a última produção feita em conjunto pelo ex-casal 20 de Hollywood, Tom Cruise e Nicole Kidman. Ele produz, ela atua (e há rumores de que será indicada ao Oscar pelo papel).

O diretor e roteirista é Alejandro Amenábar, a nova paixão não-carnal de Tom Cruise. É autor de "Abre los Ojos", de 1997, que tinha Eduardo Noriega e Penélope Cruz nos papéis principais. Conta a história de David, um playboy que herdou uma fortuna dos pais e era um grande mulherengo.

Até que um dia conhece, em uma festa na sua casa, Sofia, uma mulher por quem se apaixona de verdade. Penélope Cruz era Sofia em "Abre los Ojos". Pois bem. Tom Cruise viu o filme (e quase só ele, já que os americanos geralmente não dão bola para títulos não-americanos) e quis refazer.

Chamou para dirigir o amigo e ex-parceiro Cameron Crowe, com quem já tinha feito "Jerry Maguire" em 1996, e se candidatou ao papel principal. Rebatizaram de "Vanilla Sky" (céu de baunilha). Para o papel de Sofia, escalaram a mesma atriz, Penélope Cruz, a atual grande paixão (no sentido bíblico) de Cruise.

Sofia não era estrangeira, mas virou, para que o papel pudesse ser de Cruz. Como o ator também produz o filme, conseguiu mudar o que queria. Por exemplo, para fazer Julie, a de-vez-em-quando-namorada de David, Cruise quis Cameron Diaz. Conseguiu.

Enquanto Nicole Kidman estava na Inglaterra filmando "Os Outros", Tom Cruise estava em Manhattan com Penélope Cruz filmando "Vanilla Sky". Um casal se desfez e o outro se formou.


 Serviço

Os Outros
The Others

Direção: Alejandro Amenábar
Produção: EUA, 2001
Com: Nicole Kidman, Alakina Mann
Quando: a partir de hoje nos cines Central Plaza, Interlagos e circuito



   
Destaques

OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


NotíciasNoticias

17/04/2003

00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).