Folha Online Ilustrada  
Crítica
01/03/2002 - 05h02

"Bellini e a Esfinge" é amontoado de clichês sem segredos

MARIO SERGIO CONTI
da Folha de S.Paulo, no Rio

A clareza da trama não é requisito imprescindível num filme policial. Tanto que é difícil resumir a trama de "O Falcão Maltês" mesmo depois de assisti-lo pela terceira vez. O gênero se apóia em tipos (o detetive durão, a prostituta romântica, a beldade misteriosa), ambientes (a boate enfumaçada, a cidade escura e deserta) e situações (a surra, o assassinato) para gerar suspense.

"Bellini e a Esfinge" é um amontoado de clichês do gênero policial que não gera nenhum suspense. E não apenas porque sua trama ziguezagueia entre o artificialismo e a confusão. Falta-lhe o requisito, esse sim essencial, da verossimilhança.

Numa sequência, por exemplo, a detetive Dora Lobo (Eliana Guttman) segue de carro, à sorrelfa, a milionária Sofia Rafidijian (Rosaly Papadopol) até um restaurante, onde grava o que conversa com um desconhecido.

Seria uma sequência corriqueira, não fosse pelos seguintes rombos de lógica:

* Dora segue sua presa num BMW branco de capota preta: um carro tão discreto quanto um caminhão de bombeiros.

* Apesar de não querer ser vista por Sofia, Dora senta-se a poucos metros dela.

* Como as duas se conheciam previamente, a milionária teria forçosamente de ver a detetive. Mas Sofia não a vê, parece cega.

* Como se fosse a coisa mais natural do mundo, Dora manda que um garçom bote um pequeno gravador num arranjo de flores e o coloque sobre a mesa de Sofia. Nada indica que a detetive já conhecesse o garçom, que recebe R$ 50 no ato, à vista dos presentes.

* O gravadorzinho, um modelo barato, é daqueles que faz um "cléque" eloquente quando a fita chega ao fim, depois de meia hora de gravação. Nem Sofia nem seu interlocutor ouvem o ruído.

* Por fim, Dora havia sido contratada pela própria Sofia para elucidar o assassinato de seu marido. Para obter a informação que conseguiu com a gravação do almoço, a detetive poderia simplesmente perguntar à milionária, sua cliente. A sequência, portanto, além de implausível e ilógica, é inútil.

As interpretações do elenco são tão forçadas quanto o roteiro de "Bellini". O espectador sabe que brasileiros reais não falam, não andam, não gesticulam nem se comportam como os personagens do filme de Roberto Santucci Filho. A falsidade e o artificialismo imperam.

Mas, como foi todo rodado em locações, "Bellini" tem um pano de fundo marcadamente nacional: são brasileiras as figurantes, as ruas paulistas de paralelepípedos e os anúncios em neon de "Bellini". O realismo dá o tom.

O que emerge do choque de falsidade e realismo é um filme brasileiro que busca mimetizar o modelo americano do gênero policial. Ele retém da matriz americana apenas os tipos, situações e cenários. Mas a alma de "Bellini" é bem brasileira: personagens perdidos e ridículos, estrangeiros de si mesmos, andando às tontas em ambientes sórdidos.

Nesse pandemônio em que a única emoção verdadeira é o tédio, a exceção surge onde menos se espera: em Malu Mader, atriz de televisão cujos recursos dramáticos franciscanos justificam sua esquálida carreira cinematográfica.

Quando ela aparece, o filme sai da letargia, adquire vida. Branca, bela, sorridente e parcialmente nua, Malu Mader é mais um ícone do que propriamente um personagem. É a esfinge de verdade de "Bellini". Pena que apareça tão pouco.



 Serviço

Bellini e a Esfinge
Direção: Roberto Santucci Filho
Produção: Brasil, 2001
Com: Fabio Assunção, Malu Mader
Quando: a partir de hoje nos cines Belas Artes, Jardim Sul, Morumbi e circuito


   
Destaques

OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


NotíciasNoticias

17/04/2003

00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).