Livraria da Folha

 
05/09/2010 - 11h40

Fábula "O Homem da Chuva" instiga crianças a olharem para o céu e soltar a imaginação

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Quando chove, as pessoas reclamam que todo o aguaceiro podia passar. Pois quando o sol brilha e do céu não cai gota alguma, as pessoas novamente começam a pentelhar falando que uma chuvinha não faria mal a ninguém. "É tudo uma questão de equilíbrio", comentaria um ou outro. Como se fosse assim tão simples...

Divulgação
Com as palavras de Rodari e traços de Costa, passamos a gostar mais da chuva
Com belos desenhos e frases, até passamos a gostar mais da chuva

O responsável por ministrar os dias e por quanto tempo a água deve cair do céu é "O Homem da Chuva". O autor italiano e vencedor do prêmio Hans Christian Andersen, Gianni Rodari (1920-1980), velho conhecido dele, conta que ele é um homem leve, leve, que mora nas nuvens, e que salta de uma nuvem para outra sem afundar o piso macio e vaporoso.

A ilustradora Nicoletta Costa, duas vezes vencedora do Hans Christian Andersen, é quem transporta o texto para traços coloridos e figuras simpáticas.

"As nuvens têm muitas torneiras. Quando o homem abre as torneiras, as nuvens deixam cair água sobre a terra."

Acontece que o trabalho assim feito, todos os dias, é muito cansativo. E, às vezes, o Homem dorme de tão exausto que está de pular de lá para cá. E quando esquece as torneiras abertas, é o primeiro a se lamentar. "Pobre de mim, quem sabe quanto tempo eu dormi!"

Depois de fechar as torneiras todas, e que baita trabalhão, ele adormece de novo. Até que no susto, acorda e logo exclama: "Pobre de mim, quem sabe quanto tempo eu dormi!"

E sempre assim, ele vai levando. E o povo aqui de baixo, a se questionar, se amanhã a chuva vai parar ou começar.

*

"O Homem da Chuva"
Autor: Gianni Rodari
Editora: Biruta
Páginas: 32
Quanto: R$ 32
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página