Livraria da Folha

 
30/10/2010 - 19h10

Mundo está preparado para contato com ETs? Vote na enquete

da Livraria da Folha

Nos últimos dias de outubro de 1938, Orson Welles (1915-1985) dirigiu uma transmissão de rádio que entrou para a história. A adaptação de "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells (1866-1946), provocou uma reação popular sem precedentes: milhares de norte-americanos se desesperaram com medo de alienígenas assassinos. Os ouvintes não sabiam que se tratava de uma novela, o aviso só foi dado após o fim da narração. Todo o programa foi planejado para parecer real.

Divulgação
Obra de H. G. Wells foi considerada a criadora do 'maior mito moderno
Obra de H. G. Wells é considerada a criadora do "maior mito moderno"

Enquete: Você acredita que a humanidade está preparada para o contato com civilizações extraterrestres?

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

No período em que foi ao ar, 72 anos atrás, o mundo vivia o prelúdio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e o rádio possuía grande credibilidade.

A trama original foi escrita no século 19. O britânico também é o autor de "A Máquina de Tempo", "O Homem Invisível", "A Ilha do dr. Moreau", "Kipps" e "A História de Mr Polly".

O clássico da ficção científica recebeu duas versões para o cinema, uma em 1953 --de Byron Haskin, com Gene Barry, Ann Robinson e Les Tremayne--, outra em 2005 --de Steven Spielberg, com Tom Cruise, Miranda Otto e Dakota Fanning.

Visite a estante dedicada à ufologia

 
Voltar ao topo da página