Livraria da Folha

 
28/03/2010 - 21h18

Conheça "Capão Pecado", livro que provocou afastamento de professora na Bahia

da Livraria da Folha

Divulgação
"Capão Pecado" causa polêmica na Bahia
"Capão Pecado" causa polêmica escolar na Bahia e em Minas Gerais
Divulgação/Ferrez
Ferréz, autor de "Capão Pecado", ambientado em Capão Redondo, na zona sul de São Paulo
Ferréz, autor de "Capão Pecado", ambientado em Capão Redondo, na zona sul de São Paulo

"Filho da puta", "porra" e "bosta", entre outros palavrões frequentes na linguagem coloquial, provocaram o afastamento de uma professora da Diretoria Regional de Educação em Feira de Santana (BA), informa o jornal "Correio da Bahia".

O motivo: adotado nas aulas de português da oitava série, o livro didático "Linguagem - Práticas de Leitura e Escrita" (Global e Ação Educativa), de Anna Christina Bentes, reproduzia trecho de "Capão Pecado", do escritor paulista Ferréz. A obra é ambientada em Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, e utiliza as gírias no texto para reproduzir a linguagem oral da periferia.

Não é a primeira vez que "Capão Pecado" causa controvérsia. No ano passado, pais de alunos e a Secretaria da Educação de Minas Gerais também discutiram se o uso de palavrões no livro não era um motivo para evitar a leitura por adolescentes nas salas de aula.

Segundo o "Correio da Bahia", em Feira de Santana, a direção da Escola Estadual Godofredo Filho justificou que a professora afastada usou o livro didático sem conhecimento do conteúdo de "Capão Pecado". O título foi escolhido como substituto para o livro oficial, que teria demorado a ser entregue pelo MEC (Ministério da Educação), segundo o jornal.

Na descrição da editora Objetiva, "Capão Pecado" descreve um lugar "abandonado por Deus e batizado pelo Diabo, usando a linguagem do gueto para personagens tão reais e sem futuro. É miséria, violência, droga e morte". Como o autor o define, é "um livro de mano para mano. É ácido e violento. É um grito".

Em seu blog, Ferréz disse que a professora afastava "está sendo vítima de perseguição" e criticou o jornal que publicou a notícia sobre o caso.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"Torço para que os responsáveis pela secretaria de educação não se deixem manipular pela reportagem do jornal Bahia Meia Dia, que fez uma reportagem tendenciosa e preconceituosa sobre o livro, pra quem não sabe o jornal é do Grupo Rede Globo de televisão. Num país onde programa como Pânico na TV mostra até o 'útero' das mulheres, e onde nosso símbolo de carnaval é uma mulher negra nua rebolando com a vinheta da Globo, até que eu devo estar errado mesmo, por tratar de temas como a Aids e machismo."

*

"Capão Pecado"
Autor: Ferréz
Editora: Objetiva
Páginas: 152
Quanto: R$ 35,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página