Home > Em cima da hora > Futebol

Noruega bate EUA com gol de ouro e é campeã olímpica

28/09/2000 - 08h18

da Folha Online

A Noruega derrotou o favorito EUA, por 3 a 2, com um gol de ouro aos 11 minutos do primeiro tempo da prorrogação e conquistou a medalha de ouro no torneio olímpico de futebol feminino.

As norte-americanas, atuais campeãs mundiais e ouro em Atlanta-96, ficaram com a medalha de prata. O bronze foi para a Alemanha, que derrotou o Brasil por 2 a 0, com gols de Lingor e Printz.

O gol da vitória norueguesa foi marcado pela atacante Mellgreen, que aproveitou falha da zaga dos EUA. Fawcett rebateu mal bola na área americana. A bola resvalou primeiro no ombro da atacante Mellgren, que depois dominou a bola e chutou rasteiro no canto esquerdo da goleira Mullinix, que falhou.

No tempo normal, Noruega e EUA empataram em 2 a 2, após um final de partida dramático, no qual as norte-americanas perdiam até os 47 min do segundo, quando Milbrett empatou, de cabeça, após um ótimo cruzamento de Hamm.

O destaque do primeiro tempo foi a atacante dos EUA Hamm, considerada a melhor jogadora do mundo. Aos 5 minutos ela entrou driblando a defesa norueguesa e tocou para Milbrett marcar o primeiro gol do jogo.

Acuada, a Noruega tentou pressionar e, aos 20 minutos, após uma falha da defesa norte-americana, Pettersen teve a chance de empatar, mas chutou para fora.

Com um belo toque de bola, os EUA continuaram buscando o gol. Aos 32 minutos, nova jogada de Hamm pela esquerda. Ela tentou o chute a gol, a bola tocou na defesa e MacMillan mandou para fora.

O castigo veio aos 44min. Após uma cobrança de escanteio da direita, Espeseth tocou de cabeça empatando para a Noruega.

Na segunda etapa, a Noruega não mudou a sua forma de jogar. Nos contra-ataques tentava surpreender as norte-americanas. Os EUA, melhores tecnicamente, dominaram e criaram várias oportunidades de gol, a maioria delas defendidas pela ótima goleira Nordby.

Entre os 15 min e 30 min, os EUA criaram três boas chances de gol, na mais clara, a zagueira norueguesa Kringen salvou o gol de cabeça debaixo da trave, em chute de Lilly.

Aos 25 min e aos 27 min, a goleira Nordby fez duas grandes defesas em chutes de Hamm e Lilly.

Mas em um dos esporádicos contra-ataques da Noruega, a bola foi alçada na área norte-americana e Guldbrasen, de cabeça, se antecipou à saída da goleira Mullinix e fez 2 a 1, aos 32 min.

Os EUA foram para o ataque de forma desordenada e na pressão conseguiram empatar o jogo aos 47 min do segundo tempo. A atacante Hamm fez um cruzamento perfeito do lado direito, Mildbrett subiu mais que a zaga norueguesa e empatou.

Leia mais notícias sobre Sydney-2000 na Folha Online








Grupos de
discussão
Enviar
por e-mail
01/10/2000
19h27 CBF deve nomear interventor nesta segunda-feira

19h24 Scolari recusa convite para assumir a seleção

13h37 Seleção feminina de futebol desembarca em clima de crise

00h25 Confira algumas das frases polêmicas de Luxemburgo

00h15 Primeiro escândalo da carreira de Luxemburgo foi anterior à seleção

00h13 Luxemburgo não se destacou como jogador

00h09 Veja quais são os próximos jogos do Brasil nas eliminatórias

00h04 "Era Luxemburgo" só teve sucesso contra rivais insignificantes

00h02 Veja a cronologia completa da "era Luxemburgo"

30/09/2000
22h40 Campeões olímpicos devem formar base da Copa

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.