Home > Em cima da hora > Futebol

Brasil supera crise do técnico e pressão para vencer a Eslováquia

14/09/2000 - 07h51

da Folha Online

Os "meninos" da seleção olímpica brasileira conseguiram superar a tensão da estréia na Olimpíada e a crise envolvendo o técnico Wanderley Luxemburgo, no início da manhã de hoje, em Brisbane, e derrotaram a Eslováquia por 3 a 1.

Foi o primeiro passo em busca do inédito ouro, em uma campanha determinante para o futuro do treinador, que chegou à Austrália bombardeado por denúncias de falsificação de documentos e sonegação de impostos.

Sem conseguir fazer a seleção principal convencer, Luxemburgo vê no time olímpico a tábua de salvação para manter o seu cargo.

Mesmo diante da deficiência técnica demonstrada pelos eslovacos desde o início da partida de hoje, os brasileiros encontravam dificuldades para superar a forte marcação do adversário, que abusava das faltas.

O campo escorregadio, por ter sido molhado pouco antes de o jogo começar, contribuía para os erros de passes dos dois lados.

O Brasil começava a se impor na partida, após desperdiçar pelo menos três chances de gol, quando a Eslováquia abriu o placar, aos 26min do primeiro tempo, aproveitando uma falha da defesa brasileira.

Slahor recebeu a bola na esquerda e conseguiu passar por Fábio Bilica e Baiano, entrando na área, onde recuou para Porazik, que estava livre, no meio. O jogador eslovaco completou para gol, sem dar chance de defesa para o goleiro Hélton.

A resposta da seleção brasileira veio pouco depois, com um gol de Edu. Livre, na área, ele recebeu um lançamento de Alex, matou a bola no peito e arrematou para empatar a partida.

Enquanto comemorava, o time de Luxemburgo levou um susto. Por pouco Pancik não colocou a Eslováquia novamente na frente, também por meio de um lançamento na área. Hélson salvou com uma boa defesa.

Depois desse lance, o Brasil passou a pressionar, levando os eslovacos a se recuarem na defesa, apostando nos contra-ataques.

Alex teve duas chances de ampliar perto do final da primeira etapa, após receber a bola de Ronaldinho, na frente, pela esquerda. Primeiro, concluiu em cima de Contofalsky. No rebote, o goleiro já estava fora da jogada quando ele chutou para o alto.

Os brasileiros continuaram pressionando no segundo tempo até conseguirem virar o placar, aos 23 min.

Fábio Aurélio, em arrancada pela esquerda, tabelou com Edu. Quando recebeu a bola de volta, já perto na linha de fundo, Fábio Aurélio tentou cruzar para Ronaldinho, que entrava pelo meio em velocidade. A bola, no entanto, tocou no zagueiro Cisovsky e foi para o fundo da rede.

Para tentar uma reação, o técnico da Eslováquia, Dusan Radolsku, promove três alterações em sua equipe, visando aumentar a ofensividade.

Quando os eslovacos começavam a forçar a defesa brasileira, procurando se manter no ataque, Luxemburgo substituiu o atacante Geovanni pelo volante Mozart.

Mesmo reforçando o esquema defensivo, o Brasil conseguiu fazer 3 a 1, já nos descontos. Mozart cruzou na área da esquerda, a bola passou por Lucas e sobrou para Alex, que entrava pela direita, fazer o gol em comemoração aos seus 23 anos, completados hoje.

BRASIL
Hélton; Baiano, Fábio Bilica, Álvaro e Fábio Aurélio; Marcos Paulo, Fabiano, Edu (Roger) e Alex; Ronaldinho (Lucas) e Geovanni (Mozart)
Técnico: Wanderley Luxemburgo

ESLOVÁQUIA
Contorfalsky; Cisovsky, Petras, Hlinka e Krsko; Lerant, Kisel, Czinege, Porazik (Drobnak) e Pancik (Barcik); Slahor (Vyskoc)
Técnico: Dusan Radolsky

Local: Brisbane Cricket Ground
Juiz: Simon Micallef (AUS)

Cartões amarelos: Hinkla, Slahor, Cisovsky e Kisel (E); Ronaldinho e Alex (B)
Gols: Porazik, aos 26min, e Edu, aos 30min do primeiro tempo; Fábio Aurélio, aos 23min, e Alex, aos 46min do segundo tempo

Veja a tabela de classificação do futebol masculino em Sydney

Conheça os jogadores da seleção brasileira de futebol

Leia mais notícias sobre Sydney-2000 na Folha Online


Grupos de
discussão
Enviar
por e-mail
01/10/2000
19h27 CBF deve nomear interventor nesta segunda-feira

19h24 Scolari recusa convite para assumir a seleção

13h37 Seleção feminina de futebol desembarca em clima de crise

00h25 Confira algumas das frases polêmicas de Luxemburgo

00h15 Primeiro escândalo da carreira de Luxemburgo foi anterior à seleção

00h13 Luxemburgo não se destacou como jogador

00h09 Veja quais são os próximos jogos do Brasil nas eliminatórias

00h04 "Era Luxemburgo" só teve sucesso contra rivais insignificantes

00h02 Veja a cronologia completa da "era Luxemburgo"

30/09/2000
22h40 Campeões olímpicos devem formar base da Copa

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.