Turismo

Ilhabela - Mexa-se!

MÁRCIO DINIZ
da Folha Online

Veja o que você pode fazer em Ilhabela para não ficar parado sequer um dia "torrando" no sol.

Esportes

Conhecida como capital da vela, Ilhabela também é um local ideal para a prática de outros esportes, como pesca oceânica, mergulho e trekking (caminhada).

Para todas as modalidades existe uma razoável infra-estrutura de serviços, como aluguel de equipamentos, veículos e barcos, guias turísticos e escolas que ensinam a navegar e mergulhar.

Para os amantes da vela, as condições climáticas são perfeitas. O sistema de ventos e as correntes marítimas fazem do canal uma verdadeira raia de competições. A Semana de Vela, que acontece todos os anos no mês de julho, é o principal evento de veleiros de oceano do país.

Esta época também é ideal para aproveitar os passeios de barco, já que o sol não é tão forte como no verão.

É comum ver os iatistas Robert Scheidt, Torben Grael e Lars Grael treinando na ilha. Já a Ponta das Canas é o principal "point" do windsurf no Estado.

Mergulho

Ilhabela é muito procurada por mergulhadores, seja para caça ou para um mergulho autônomo, o arquipélago é considerado um dos melhores lugares para o esporte.

Os navios naufragados que cercam a ilha são uma atração a mais para os mergulhadores. Os principais naufrágios são: Príncipe de Astúrias, considerado o maior naufrágio da costa brasileira (Pirambura); Aymoré (Ponta do Ribeirão entre Praia Grande e Curral); Velasquez (Ponta da Sela); Terezina (Costão do Taubaté).

Pesca

Em Ilhabela, é possível praticar vários tipos de pesca: praia, canal, costeira e oceânica. De praia e canal podem ser pescados espadas, corvinas, bicudas, garoupas.

Na costeira (rochas e costões), pode-se pescar no verão as cobiçadas anchovas, além de badejos, bicudas, bonitos, dourados. Já no inverno, predominam as sororocas, fardas, cavalas, olhetes e olhos-de-boi.

O período de outubro a março é ideal para a pesca oceânica (em alto-mar). As águas quentes da corrente marítima chamada Brasil atraem os peixes de-bico, marlins com mais de 600 kg, sailfish, dourados, atuns, albacoras e outros peixes grandes.

Trilhas

Para quem gosta de caminhar, Ilhabela possui trilhas para todos os níveis de dificuldade. A trilha do morro do Baepi, com 1025 m, é um prato cheio para os trilheiros mais experientes. O percurso até o topo é feito em cerca de quatro horas. Mas o esforço é compensado com uma bela vista da orla marítima de Ilhabela.

A trilha da Água Branca é a única com infra-estrutura. Ao longo de seu percurso estão instaladas lixeiras, identificação das árvores e pontos de descanso com mesas e cadeiras para lanches. O acesso é pela estrada de Castelhanos, na altura do km 7. Seu nível é considerado médio.

Já a trilha da Cachoeira Grande tem nível médio, mas exige um bom preparo físico por causa do trajeto íngreme. Ela começa a partir do lado esquerdo da Praia de Castelhanos. Não é recomendado percorrer a trilha sem acompanhamento de um guia. A duração da caminhada varia entre 50 minutos e uma hora.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR ILHABELA (SP)

Consulte também:

  • Praias
  • Dicas
  • Esportes, trilhas e mergulho
  • Passeios
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • História

    Leia também:
  • Festival do Camarão em Ilhabela vai até setembro
  • Festival do Camarão 2001 espera 120 mil turistas
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca