São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
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10 milhões de automóveis passeiam nas ruas com a marca Volkswagen

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

``Automóvel no Brasil é Volkswagen". Essa é a frase usada, sem hesitação, por Luiz Muraca, gerente de Planejamento, Vendas e Marketing da montadora, para explicar porque a Volkswagen é a marca de carro mais lembrada pela população.
A maior frota de carros do país é da marca Volks, diz ele. ``Atingimos este ano os 10 milhões de veículos produzidos. Ou seja, a maior parte da população tem ou teve um Volkswagen".
A marca detém atualmente 35% de um mercado que deve fechar 94 com 1,2 milhão de veículos vendidos.
O executivo aponta outras três razões para o resultado da pesquisa: ``Uma rede de revendedores presente em todo o país, um grande leque de produtos e um grande cuidado com a imagem da marca, que evolui dentro de conceitos básicos que não se alteram".
A Volkswagen foi a primeira montadora a se instalar no Brasil. Chegou em 1953, quando a indústria automobilística nacional ainda era um projeto.
Em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, começou montando o Sedã 1200 (Fusca) e a Kombi –importados da Alemanha.
A fábrica na via Anchieta, em São Bernardo, foi inaugurada em setembro de 1957, com a produção da Kombi. O Fusca brasileiro surgiu em janeiro de 59.
``Por causa de seu tamanho e design, era tratado como o patinho feio quando chegou ao Brasil", conta Muraca. O país, segundo ele, estava ``acostumado com os carrões americanos".
O que não impediu que, logo no início de produção, fossem formadas filas de espera para comprar o carro, como ocorre hoje com os ``populares".
A facilidade de manutenção e a resistência do Fusca acabaram conquistando o consumidor. A partir de 1960 a produção não parou de subir ano a ano, até atingir os 200 mil em 76.
Alex Periscinoto, sócio-presidente da Almap/BBDO, agência de publicidade que detém a conta da Volkswagen brasileira há 34 anos, foi o responsável pelas primeiras campanhas do Fusca.
O valor de revenda era uma das principais armas da propaganda do carro. ``O Fusca era um verdadeiro cheque ao portador, imagem usada em uma das campanhas. O carro era o melhor investimento que se podia fazer na época", diz Periscinoto.
Vários comerciais do Fusca marcaram época, conta Periscinoto. Na década de 70, um filme mostrava o carro na Transamazônica, ``como se fosse um jipe".
Além do Fusca e da Kombi, modelos como a Brasília, lançado em 73, e o Gol, em 1980, tiveram importante papel na consolidação da marca.
O Gol é o atual carro-chefe da montadora. A segunda geração do modelo, colocada no mercado este mês, vai, segundo Muraca, garantir a liderança da Volks no mercado. A empresa não perde essa posição desde 1964.
``No ano 2000 vamos comemorar os 20 milhões de veículos produzidos no país", diz Muraca. E prevê: o Gol vai chegar ao novo século na frente dos concorrentes.

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