São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 50% do mercado, Consul já se tornou sinônimo de geladeira

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Consul já é sinônimo de geladeira. Mais uma vez é a marca mais lembrada pelo consumidor quando o assunto é refrigerador.
A empresa foi fundada em Joinville em 1950 por três sócios: Rudolfo Stutzer, Guilherme Holderegger e Wittich Freitag.
Desde então, a Consul conquista espaço na casa do consumidor. Em 1952 já havia fabricado dez mil unidades. Vinte anos depois, 1 milhão de peças.
Em 1975, a Consul comemorava o fato de ter produzido 2 milhões de unidades, em 25 anos. No ano seguinte, fechava o primeiro contrato de exportação –de cem mil peças.
Também em 1976, a Consul muda de comando. O grupo Brasmotor e a Brastemp passam a ser seus novos proprietários.
Com a aquisição, a marca ganhou impulso, especialmente depois que lançou –em 1978– a campanha ``Põe na Consul".
O slogan fez tanto sucesso que era comum uma pessoa contar um problema para outra e a sugestão do ouvinte ser a seguinte: ``Põe na Consul".
Um ano após ao lançamento da campanha, a Consul comemorava a produção de 4 milhões de geladeiras.
A marca ganhou tanta força que, em 1980, teve sua linha de produtos ampliada. Foi lançada a secadora de roupas Consul. Hoje ela fabrica também freezers e condicionadores de ar.
Atualmente, a Consul já não é mais uma empresa. É uma marca. As três fábricas, localizadas em Joinville (SC), pertencem agora à Multibras S.A, que também reúne as marcas Brastemp e Semer.
Destas três unidades fabris, duas estão em operação. Produzem 8.000 unidades por dia entre todas as linhas.
Luís Fernando Reyes, diretor de marketing da Multibras, diz que há anos a Consul mantém esta participação.
É que, segundo ele, o investimento em propaganda e promoção da marca vem crescendo todo ano.
Foi de US$ 3,5 milhões em 1992; de US$ 4,5 milhões no ano passado e deve chegar a US$ 8 milhões em 1994.
Boa parte da linha –são sete modelos– também é renovada anualmente. Para isso, a Multibras mantém contato constante com sua parceria tecnológica, a norte-americana Whirlpool.
Reyes diz que o refrigerador Consul é o mais lembrado pelo consumidor por várias razões: investe forte em propaganda, qualidade e assistência técnica; faz produtos com baixo índice de defeitos e renova constantemente a sua linha de produtos.
``A estratégia daqui para frente é a de manter a liderança. Para isso, estamos preparando o lançamento de novos produtos. E mais: fazemos muitas pesquisas para medir a satisfação do consumidor. Vamos investir pesado nisso."
A idéia da Multibras é também investir na marca no exterior. No ano passado, da produção de 800 mil geladeiras Consul, 18% seguiram para o mercado internacional, especialmente para Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Texto Anterior: O `único Daniel' vira sinônimo de iogurte
Próximo Texto: 10 milhões de automóveis passeiam nas ruas com a marca Volkswagen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.