São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O `único Daniel' vira sinônimo de iogurte

MARISTELA MAFEI
DA REPORTAGEM LOCAL

Trata-se de um felizardo este Daniel Carrasso. Filho único do comerciante espanhol Isaac Carrasso, inspirou o ``Dan" (de Daniel) mais o ``One" (de um, ou único, em inglês), dando origem a uma das marcas mais famosas do mundo, a Danone.
Daniel tinha nove anos quando o pai trouxe, do Oriente, o iogurte, e passou a fabricá-lo na Espanha. Tido como iguaria, o produto era comercializado em potes de porcelana.
Com propriedades que fortalecem a flora intestinal e a digestibilidade de proteínas, o iogurte pegou fama de ``medicinal" e passou a ser produzido em série na França. Daniel Carrasco ainda vive, e tem hoje 84 anos.
Sua família vendeu a empresa, mas a força do nome fez com que o grupo francês BSN, um dos gigantes europeus da área de alimentos, mudasse até mesmo sua razão social para grupo Danone depois que incorporou a marca.
No Brasil, a Danone aportou em 1970 –um simpático garotinho aparecia na tela da televisão e dizia: ``Peça para a sua mãe colocar Danone na geladeira."
A dificuldade principal era a falta de estrutura de distribuição em caminhões refrigerados e de refrigeração também no ponto de venda. O problema foi resolvido com o desenvolvimento dos supermercados no Brasil.
O Danone tradicional, aquele com polpa de frutas, virou sinônimo de iogurte, e hoje suas campanhas servem igualmente para o fabricante e para a concorrência.
Assim, o grupo Danone –que tem como sócio, no Brasil, os Laticínios Poços de Caldas (LPC)– tem priorizado campanhas de outros produtos da família, como o Danoninho (``vale por um bifinho") e o Dan'Up (``sua dose diária de saúde").
Para 1994 está prevista verba publicitária e de marketing próxima dos US$ 12 milhões, para campanhas divididas entre a Young Rubican e a Almapp/BBDO.
``A comunicação ligada à mãe e à criança e ao conceito nutricional do produto respondem por boa parte do sucesso da marca", avalia Ernesto Rodrigues, diretor-geral da LPC-Danone.

Texto Anterior: Líder na TV, a Philips conquista mais espaço nas linhas de áudio
Próximo Texto: Com 50% do mercado, Consul já se tornou sinônimo de geladeira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.