São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994 |
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O `único Daniel' vira sinônimo de iogurte
MARISTELA MAFEI
Daniel tinha nove anos quando o pai trouxe, do Oriente, o iogurte, e passou a fabricá-lo na Espanha. Tido como iguaria, o produto era comercializado em potes de porcelana. Com propriedades que fortalecem a flora intestinal e a digestibilidade de proteínas, o iogurte pegou fama de ``medicinal" e passou a ser produzido em série na França. Daniel Carrasco ainda vive, e tem hoje 84 anos. Sua família vendeu a empresa, mas a força do nome fez com que o grupo francês BSN, um dos gigantes europeus da área de alimentos, mudasse até mesmo sua razão social para grupo Danone depois que incorporou a marca. No Brasil, a Danone aportou em 1970 –um simpático garotinho aparecia na tela da televisão e dizia: ``Peça para a sua mãe colocar Danone na geladeira." A dificuldade principal era a falta de estrutura de distribuição em caminhões refrigerados e de refrigeração também no ponto de venda. O problema foi resolvido com o desenvolvimento dos supermercados no Brasil. O Danone tradicional, aquele com polpa de frutas, virou sinônimo de iogurte, e hoje suas campanhas servem igualmente para o fabricante e para a concorrência. Assim, o grupo Danone –que tem como sócio, no Brasil, os Laticínios Poços de Caldas (LPC)– tem priorizado campanhas de outros produtos da família, como o Danoninho (``vale por um bifinho") e o Dan'Up (``sua dose diária de saúde"). Para 1994 está prevista verba publicitária e de marketing próxima dos US$ 12 milhões, para campanhas divididas entre a Young Rubican e a Almapp/BBDO. ``A comunicação ligada à mãe e à criança e ao conceito nutricional do produto respondem por boa parte do sucesso da marca", avalia Ernesto Rodrigues, diretor-geral da LPC-Danone. Texto Anterior: Líder na TV, a Philips conquista mais espaço nas linhas de áudio Próximo Texto: Com 50% do mercado, Consul já se tornou sinônimo de geladeira Índice |
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