São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
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É franchising ou amizade?

MARCELO CHERTO

Um mito do franchising que convém desnudar: "Franqueador e franqueado devem ser amigos".
O psicólogo e consultor australiano Gregory Nathan, meu amigo e parceiro profissional, diz que é comum haver franqueadores que, no afã de fortalecer os laços que os unem aos franqueados, acabam por acreditar que é preciso ser amigos destes.
Porém, o fato objetivo é que os franqueadores que adotam essa linha quase sempre acabam por se envolver em situações embaraçosas.
Franqueador e franqueado precisam lembrar que, a despeito de toda uma carga emocional, sua relação é basicamente de natureza comercial.
Ambos têm, um para com o outro -e também para com seus sócios ou os acionistas da empresa- obrigações comerciais inegáveis.
Ao longo do relacionamento entre o franqueador e o franqueado, inúmeras decisões comerciais importantes precisam ser tomadas, ora por um, ora pelo outro.
Em alguns casos, tais decisões podem ser "incômodas" para a outra parte, o que, em certas ocasiões, podem levar até a um abalo temporário no relacionamento. Esse abalo ocorre pelo menos até que os motivos da decisão sejam inteiramente compreendidos e absorvidos por aquele que se sentiu prejudicado, franqueado ou franqueador.
Exemplos? O franqueador pode ter de pedir que o franqueado retire da loja certos produtos não autorizados. Ou o franqueado pode ter de questionar a capacidade de um dos integrantes da equipe do franqueador.
Se franqueador e franqueado forem amigos, tais pontos podem nunca vir a ser discutidos, por puro constrangimento. E todo problema constatado e "varrido para baixo do tapete" vai acabar aflorando mais tarde. E com maior violência.
Além disso, acontece de franqueados "amigos" usarem informações pessoais (e irrelevantes) do franqueador contra este, quando se sentem incomodados por alguma decisão.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/
e-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

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