São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Incerteza (e calma)

Na nova edição, com Mao de Papai Noel na capa, a "Economist" deu sua visão da CPMF. Lula "não faz bem" o jogo de costume no Senado e a oposição não queria o dinheiro com o governo em "ano de eleições". O resultado, no enunciado, foi uma "nova incerteza para as finanças públicas... mas não um desastre para o governo", que poderia cobrir a diferença elevando outros impostos. "Mas o déficit fiscal está perto de 2% do PIB", daí o temor do "mercado financeiro", de que o Brasil não receba o sonhado "grau de investimento", e a idéia do "novo imposto" de Guido Mantega. Diante de ambos, "Lula foi mais sereno" e sugeriu "calma".

 

Até porque, como deu o Terra em manchete, este ano a economia deverá crescer 5,2%, segundo o Ipea. O site do "Wall Street Journal" também deu, notando porém que o órgão "não soltou previsões para 2008".

O MUNDO DÁ VOLTAS
Manchete de "Wall Street Journal" e "Financial Times", o Morgan Stanley, em crise, tomou bilhões da China. É "o terceiro top" a apelar a fundos soberanos dos emergentes. "As voltas que o mundo dá!", reagiu Míriam Leitão no blog.
Guido Mantega há semanas busca viabilizar, sob fogo de analistas e do Banco Central, o fundo soberano brasileiro.

PROTECIONISMO 2008
Em destaque na home page da Folha Online e demais, a confirmação de que "União Européia vai adotar medidas contra a carne brasileira". Por aqui, da parte dos pecuaristas, reações ao "protecionismo".
Por lá, via agências como Bloomberg e Reuters, "não é o bastante", apenas "um passo significativo", avaliou o lobby dos pecuaristas irlandeses.

O BISPO E OS ATORES
O Supremo liberou as obras no rio, o bispo desmaiou e foi parar no médico -que o tirou da greve, momentaneamente.
Foi manchete nos sites daqui e o maior destaque de ontem nos sites de busca de notícias do Brasil, pelo mundo. Nem assim d. Luiz Capppio entrou, afinal, na escalada do "JN".
Antes do fim do dia, de todo modo, mais atores globais se apresentaram para dar apoio.

"SANTA UNDER FIRE"
Os prestigiosos "New York Times" e "El País", os londrinos "Guardian" e "Telegraph" e muitos mais prosseguiram com humor na repercussão do Papai Noel metralhado ao sobrevoar o Rio, a caminho de uma festa.
Os mais incontidos "USA Today" e "The Sun", também. Até a Fox News, que chegou a dar em título que "Papai Noel foi derrubado a bala no Rio". Aliás, "corajoso Papai Noel".

theonion.com
VÍTIMAS SENSUAIS
O jornal paródico "The Onion" soltou um "Atlas" mundial, retratando China, EUA etc. Sobre o Brasil, diz que "tem as pessoas mais sensuais que já foram esfaqueadas à noite" e "as vítimas de seqüestro mais atraentes no mundo".


"BAGUNCEI"
orkut.com

"Pânico" no Orkut, "horror" na madrugada. A rede social "travou" com um "worm" que tornava o receptor parte da comunidade Infectados pelo Vírus (dir.). Em poucas horas, passou dos 500 mil e iniciou uma reação, a partir do blog de Alexandre Inagaki, contra o "(ir)responsável por toda a confusão". Este se explicou em seu blog, no post "Baguncei o Orkut", afirmando que "não passou de uma brincadeira".
A brincadeira foi parar na revista on-line Salon, com ironias à rede que só pegou no Brasil e Índia, e até no "Washington Post". Em ambos, a avaliação de que, sem ser "ameaçador", revelou a "vulnerabilidade" do Orkut.

MAIS E MAIS ORKUT
Em levantamento Ibope/ NetRatings exclusivo para a Folha Online, a notícia de que o internauta brasileiro gasta cinco horas por mês no Orkut -contra apenas uma hora e meia para abrir seus e-mails.

NOVO VELHO BLOG
Blogs de mídia como Buzz Machine, referência nos EUA, destacam que o Gawker, um célebre coletivo americano, mudou tudo e agora contrata blogueiros "com pelo menos dois anos de jornal diário".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Operação furacão: Liminar cassa a ordem de prisão de 18 presos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.