São Paulo, Sexta-feira, 05 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

AVENTURAS NO PARAÍSO
SBT, 13h55. (Hardbodies). EUA, 1984, 86 min. Direção: Mark Griffiths. Com Grand Cramer. O filme de adolescentes de sempre, com rapazes na praia atrás de garotas. Só que aqui os rapazes são homens de meia-idade que esqueceram de crescer.

A TEORIA DO AMOR
Globo, 15h45.
(I.Q.). EUA, 1994, 95 min. Direção: Fred Schepisi. Com Meg Ryan, Tim Robbins, Walter Matthau. Robbins faz o mecânico que se apaixona pela cliente Ryan. Ela está comprometida com um famoso professor universitário. Mas ele tem a seu favor o tio dela. Ninguém menos do que Albert Einstein (Matthau) em pessoa. Comédia romântica acima da média.

UMA AVENTURA NA ÁFRICA
Bandeirantes, 21h30.
(The African Queen). EUA, 1951, 95 min. Direção: John Huston. Com Humphrey Bogart, Katharine Hepburn, Robert Morley. Em plena Primeira Guerra Mundial, uma missionária (Hepburn) tem de fugir dos conflitos, na África. Sua única opção é embarcar no African Queen, uma banheira capitaneada por um grosseirão (Bogart). A aventura será intensa. Um dos melhores filmes de Huston.

Rambo 3
SBT, 22h30.
(Rambo 3). EUA, 1988, 103 min. Direção: Peter McDonald. Com Sylvester Stallone e Richard Crenna. O anti-herói Rambo está vivendo num mosteiro na Tailândia, depois das enrascadas em que se meteu nos dois filmes anteriores, quando seu mentor (Crenna) o chama para uma missão no Afeganistão. Rambo se nega a ir e a missão fracassa, obrigando-o a enfrentar um exército inteiro com apenas uma metralhadora e muita disposição para fazer o resgate.

PAIXÃO DE GAÚCHO
Cultura, 22h30.
Brasil, 1958, 100 min. Direção: Walter George Durst. Com Lima Duarte, Alberto Ruschell, Victor Merinov. Dois amigos inseparáveis, ambos gaúchos, apaixonam-se por uma mulher. A paixão e, mais superficialmente, divergências políticas, levarão os dois a uma rivalidade mortal. Filme de Walter G. Durst, que ficou conhecido, primeiro, pela participação em "TV de Vanguarda", programa da TV Tupi dos anos 50 e, mais tarde, por suas novelas para a TV Globo. O filme é quase uma prova de que não faltam roteiros, nem talentos, no cinema brasileiro. Falta, mais do que tudo, ambiente e continuidade de trabalho. O filme é digno, porém médio. P&B.

INTERCINE 1
Globo, 0h50.
Vai ao ar o escolhido entre "Ticks - O Ataque" (1993, de Tony Randel, com Rosalind Allen, Ami Dolenz) e "Spitfire - Perseguição Implacável" (1994, Albert Pyun, comKristie Phillips, Tim Thomerson).

INTERCINE 2
Globo, 2h35.
"Agente Duplo" (1987, de Mike Vejar, com Michael McKean, John Putchie) e "Memphis - Eles Tinham o Crime Perfeito" (1991, de Yves Simoneau, com Cybill Shepherd, John Laughlin) concorrem à exibição.

ANJO SELVAGEM
Bandeirantes, 3h30.
(Wild Angel). EUA, 1992, 93 min. Direção: Jill Goldman. Com Pamela Gidley, Tom Sizemore. Casal de namorados com problema de desemprego procura resolver o problema, quando são despejados da casa em que moram.

TV PAGA

Abismos de paixão

da Redação

Agora que o Oscar o Festival de Cinema de Berlim colocaram em relevo Terrence Malick e seu "Além da Linha Vermelha", vale lembrar outro diretor misterioso (e, a bem dizer, mais interessante): Leonard Kastle.
Músico de formação, seu único filme conhecido é "Os Assassinos da Lua-de-Mel" (que o Bravo Brasil exibe às 16h), em que um malandro, especialista em passar a perna em mulheres carentes, apaixona-se por uma de suas vítimas. Aliás, uma gorda e mal-humorada enfermeira.
Como essa paixão vira motivo de assassinatos em série é o que veremos.
Mas veremos, sobretudo, como Kastle cria uma lógica implacável, que faz do amor e da morte uma só coisa, sublime e diabólica, em sua pequena obra-prima. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: A Lua mingua fora de curso
Próximo Texto: Cinema: Longa transforma rainha em heroína moderna
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.