São Paulo, Domingo, 19 de Dezembro de 1999



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCHISING
Redes de fast food dominam o Selo de Qualidade 2000, da ABF

da Reportagem Local

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou na última quarta-feira os ganhadores do Selo de Qualidade para o ano 2000. Entre os vencedores, estão McDonald's, Habib's e Bob's, as três maiores redes de fast food instaladas no país.
Para receber o selo, que já está na sua 10ª edição, a empresa passa por uma avaliação, feita pela consultoria Horwath Market Research (HMR). A consultoria entrevista alguns franqueados e realiza um diagnóstico dos serviços prestados pelo franqueador.
A decisão de ser avaliado deve partir dos próprios donos da franquia, que se candidatam à certificação.
A associação não divulgou os desempenhos individuais das franquias, nem as redes que não conseguiram o selo, mas a nota média de satisfação dos franqueados em relação aos donos das marcas ficou em 78,68, considerada boa pelos organizadores.
"É um sinal de amadurecimento do sistema de franchising no Brasil", afirma Gerson Keila, coordenador da Comissão de Ética da ABF.

Vencedores
Além das redes de fast food, Bit Company (informática), Casa do Pão de Queijo (alimentação), CNA (educação e treinamento), De Plá Fotografia (fotografia), Number One (educação), Sapataria do Futuro (serviços), Skill (educação e treinamento), Unidas Rent a Car (locação de veículos) e Yázigi International (educação), que já haviam ganhado o selo em edições anteriores, o reconquistaram para o próximo ano.
Imaginarium (móveis, utilidades e decoração) e Linces (serviços automotivos) receberam o certificado pela primeira vez.
"Nós não disputávamos o selo havia três anos, mas nesta edição não podíamos ficar atrás dos concorrentes", conta Ricardo Toledo de Camargo, diretor de franquias do McDonald's Brasil.






Texto Anterior: Marca PUC fecha o ano com 11 franquias
Próximo Texto: Licenciamento: Castelo Rá-Tim-Bum é nova grife infantil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.