|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FRANCHISING
Redes de fast food dominam o
Selo de Qualidade 2000, da ABF
da Reportagem Local
A Associação Brasileira de
Franchising (ABF) divulgou na
última quarta-feira os ganhadores do Selo de Qualidade para o
ano 2000. Entre os vencedores, estão McDonald's, Habib's e Bob's,
as três maiores redes de fast food
instaladas no país.
Para receber o selo, que já está
na sua 10ª edição, a empresa passa
por uma avaliação, feita pela consultoria Horwath Market Research (HMR). A consultoria entrevista alguns franqueados e realiza um diagnóstico dos serviços
prestados pelo franqueador.
A decisão de ser avaliado deve
partir dos próprios donos da
franquia, que se candidatam à
certificação.
A associação não divulgou os
desempenhos individuais das
franquias, nem as redes que não
conseguiram o selo, mas a nota
média de satisfação dos franqueados em relação aos donos das
marcas ficou em 78,68, considerada boa pelos organizadores.
"É um sinal de amadurecimento do sistema de franchising no
Brasil", afirma Gerson Keila,
coordenador da Comissão de Ética da ABF.
Vencedores
Além das redes de fast food, Bit
Company (informática), Casa do
Pão de Queijo (alimentação),
CNA (educação e treinamento),
De Plá Fotografia (fotografia),
Number One (educação), Sapataria do Futuro (serviços), Skill
(educação e treinamento), Unidas Rent a Car (locação de veículos) e Yázigi International (educação), que já haviam ganhado o selo em edições anteriores, o reconquistaram para o próximo ano.
Imaginarium (móveis, utilidades e decoração) e Linces (serviços automotivos) receberam o
certificado pela primeira vez.
"Nós não disputávamos o selo
havia três anos, mas nesta edição
não podíamos ficar atrás dos concorrentes", conta Ricardo Toledo
de Camargo, diretor de franquias
do McDonald's Brasil.
Texto Anterior: Marca PUC fecha o ano com 11 franquias Próximo Texto: Licenciamento: Castelo Rá-Tim-Bum é nova grife infantil Índice
|