Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

O Equilibrista

Documentário evoca torres gêmeas como símbolo

Alessandro Giannini

Oscar de melhor documentário deste ano, "O Equilibrista" ressuscita a imagem das torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, a partir da reconstituição da façanha do malabarista francês Philippe Petit. Em 1974, acompanhado por um grupo de amigos, Petit entrou clandestinamente nos prédios em construção, esticou um cabo de aço ligando os dois topos e atravessou de um lado para o outro. Foi preso por "distúrbio da paz".

Muitos críticos atentaram para o fato de que o evento de 11 de Setembro de 2001, no qual as torres gêmeas desapareceram, não é mencionado no filme, como se fosse uma qualidade a se destacar.

É bem verdade que não se comenta objetivamente a tragédia, mas o diretor James Marsh faz questão de evocar o seu fantasma. E, diga-se, o faz de forma criativa e crítica.

Marsh alterna entrevistas com os protagonistas e imagens de arquivo e trata o episódio como um caso de polícia, em que a segurança de um dos símbolos norte-americanos foi burlada por artistas apenas para maravilhar com uma performance.

O mesmo aconteceu com os EUA e o mundo em 2001, quando extremistas lançaram aviões contra os prédios. Só que para chamar a atenção e causar pânico.

Não recomendado para menores de 12 anos.
Capa

Teatro

Marieta Severo e Andréa Beltrão encenam o espetáculo "As Centenárias"

Cinema

Estreia "O Equilibrista", documentário vencedor do Oscar 2009

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.