Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 10 A 16 DE ABRIL DE 2009

 

fale com o guia @

TEATRO

As Centenárias

Comédia ressalta parceria de atrizes

Maria Eugênia de Menezes

Ainda que a morte seja o tema central de "As Centenárias", a montagem carioca que Marieta Severo e Andréa Beltrão levam ao teatro Raul Cortez a partir de hoje (dia 10) é essencialmente uma comédia.

Quando encomendaram a peça ao festejado Newton Moreno, as duas atrizes queriam um texto solar. O dramaturgo, que se manteve em sua linha de pesquisa sobre a cultura popular nordestina, foi então ao encontro da arquetípica figura das carpideiras, profissão à beira da extinção.

Em ritmo vertiginoso, a encenação de Aderbal Freire-Filho incorpora elementos circenses para reproduzir a história das duas amigas que tentam trapacear a morte, enquanto choram em velórios.

Figuras como cangaceiros e coronéis também surgem para compor a trama. "Quando vimos o texto e descobrimos esses outros personagens, aí bateu um olho grande, queríamos fazer todos", conta Marieta Severo. Par dar conta desse desejo, Freire-Filho recorreu a dezenas de bonecos, que são manipulados pelas intérpretes e ajudam a compor o premiado cenário.

Raul Cortez - Fecomércio - r. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, tel. 3188-4141. 540 lugares. Sex.: 21h30. Sáb.: 21h. Dom.: 17h. Até 28/6. Ingr.: R$ 80 (sex. e dom.) e R$ 90 (sáb.).90 min. Não recomendado para menores de 14 anos. a d t
Capa

Teatro

Marieta Severo e Andréa Beltrão encenam o espetáculo "As Centenárias"

Cinema

Estreia "O Equilibrista", documentário vencedor do Oscar 2009

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.