Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 23 A 29 DE JANEIRO DE 2009

 

fale com o guia @

CINEMA

Austrália

Excessos de Luhrmann falham em novo longa

Ricardo Calil

O filme "Austrália" é uma história original de Baz Luhrmann ("Moulin Rouge"), um épico romântico com a ambição de ser uma versão moderna e irônica de "... E o Vento Levou". Mas poderia ser também a adaptação de um romance feminino vendido em banca de jornal, como "Julia" ou "Sabrina" -por trabalhar com o universo de clichês narrativos e eróticos da chamada "literatura cor-de-rosa".

Na história, a nobre inglesa lady Sarah Ashley (Nicole Kidman) viaja até a Austrália para convencer seu marido fazendeiro a desistir de morar no inóspito país. Mas a delicada dama logo se torna viúva e se apaixona por um viril capataz (Hugh Jackman) -com direito a uma cena em que ele toma banho com o torso desnudo sob a luz do luar, um clássico da baixa literatura. Lady Sarah decide permanecer por ali, adotar uma criança mestiça e enfrentar perigosos rivais -além da iminente explosão da Segunda Guerra Mundial.

Como toda obra de Luhrmann, "Austrália" é marcado pelos excessos do kitsch: de gêneros (do romance entre os protagonistas para o melodrama da adoção, deste para o trágico filme de guerra), de cores, de sentimentos e de movimentos de câmera. Não há como condenar Luhrmann por isso -o uso consciente dessa estética é sua marca. Mas é preciso dizer que, na maior parte do novo filme, ele parece trabalhar no piloto automático.

Em algumas cenas, porém, alguma forma de beleza e emoção sincera consegue escapar do pesado manto do exagero. Até paisagens de calendário -e "Austrália" parece às vezes uma versão em movimento delas- podem ser comoventes. Por esses momentos, o longa não é a tragédia anunciada pelos críticos estrangeiros, mas continua sendo antes um filme grande do que um grande filme.

Não recomendado para menores de 12 anos.
Capa

Verão

A cantora Ana Carolina está entre as atrações do Festival de Verão de Ubatuba

Cinema

Os astros Nicole Kidman e Hugh Jackman estrelam o épico romântico "Austrália"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.