Estilista Emannuelle Junqueira cria vestidos para noivas que buscam conforto e autenticidade

Em 1999, a estilista Emannuelle Junqueira, 43, ia se casar pela primeira vez. À época, ela ainda não era um dos maiores nomes do país na moda noiva, mas foi a própria troca de alianças lhe rendeu o status.

"Não achei no mercado nada que me representasse, longe daquela figura ultramontada", lembra. Então resolveu desenhar seu próprio vestido. O sucesso foi tanto que mudou todo o rumo de sua carreira.

Modelagens fluidas, delicadas, porém cheias de personalidade, são características da estilista que nasceu no Rio e morou em Paris e em Turim antes de adotar São Paulo como lar. Ela se formou em moda na faculdade Santa Marcelina e chegou a trabalhar até em fábrica de cintos antes de abrir o primeiro ateliê com a mãe, em 2003. Hoje, ocupa uma casa ampla em Higienópolis.

Emannuelle conta que a escolha pelas noivas foi planejada. Notou que muitas desistiam de se casar porque não se viam naquelas figuras que os editoriais mostravam. A primeira campanha de sua marca foi fotografada com modelos de cabelos soltos em um campo. Depois disso, mulheres que não queriam entrar na bolha de imposição desse mercado começaram a procurá-la.

Quebrada essa primeira barreira, Emannuelle revela que já sente em seu ateliê uma nova fase, que dialoga com a luta social e política das mulheres atuais. Para ela, as palavras que definem os desejos que escuta dentro das salas de prova são diversidade e autenticidade.

Seu segundo casamento, uma cerimônia íntima que aconteceu em seu apartamento, diz muito sobre como as noivas não precisam ser aquela figura que entra na igreja de braços dados com o pai, até porque os modelos de família hoje são diversos.

"Antes as mulheres me procuravam e perguntavam se tinham que usar véu, corpete, sapato forrado. Agora elas falam: 'Manu, quero poder dançar muito na minha festa, hein!'; 'Manu, quero um detalhe no vestido que homenageie a religião do meu noivo, mas não quero me fantasiar'", revela.

Assim como a estilista, suas clientes trabalham, pagam suas contas (inclusive as do casamento), são seguras e querem passar uma mensagem por meio do que usam. "Modernas, gays, héteros, religiosas ou não, elas são livres para escolher um vestido enorme tradicional ou uma camisa e uma calça em alfaiataria", observa.

Para a estilista, que assina vestidos de celebridades como a atriz Laura Neiva –que casou com o ator Chay Suede em fevereiro–, um exemplo dessa mudança foi a união de Meghan Markle com o príncipe Harry: "Uma princesa que se casa com o cabelo meio solto, sardas aparentes, pouca maquiagem e um vestido minimalista. Aquilo era ela, realeza ou não", lembra.

Diversidade sexual, mistura de raças, de religiões e maior aceitação do próprio corpo estão na pauta dos casamentos atuais, diz. "Acompanhar essa revolução me emociona."

Nesse movimento, segundo Emannuelle, há mulheres que se permitem encomendar até vestidos exclusivos para cerimônias sem convidados, apenas para satisfazer um desejo pessoal.

"Atendo senhoras que fazem prova de vestido com as netas, noivas do candomblé e meninas muito menos preocupadas em ter o corpo dentro dos padrões impostos."

Ela acha maravilhoso ver uma noiva casando de chemise, macacão ou calça com uma camisa linda. "É sinal de que o mundo está mudando e estamos no caminho certo. Se contar sua verdadeira história e celebrar o amor, estará tudo certo", suspira.

R. Minas Gerais, 80, Higienópolis, centro, tel. 3062-4112. Ter. a sáb.: 10h às 17h

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 31/03/2019
    1. O Melhor de sãopaulo Noivas & Casamentos 2019 traz entrevistas com especialistas, tendências e dicas de serviço

      Os apaixonados dizem que é o dia mais feliz de suas vidas. O casamento perfeito parece um conto de fadas: a cerimônia emociona noivos e padrinhos, os convidados são bem servidos, a música anima a festa. Mas não existe mágica. Um enlace que corresponda às expectativas deve ter cada detalhe minuciosamente preparado.

  2. 30/03/2019
    1. Olhos marcantes e pele natural são curingas na hora de subir ao altar

      Maquiador Marcos Costa dá dicas para noivas, independentemente da idade.

    2. Bandas inovam nas apresentações e incluem acrobatas, malabaristas e temas clássicos do cinema em casamentos

      Acrobatas pendurados em tecidos, malabaristas em perna-de-pau, palhaços que parecem ter saído da literatura fantástica. Se para você essas atrações só caberiam num circo, é porque ainda não foi a uma festa de casamento produzida pela Felchak Produções.

    3. Cerimonialista com 18 anos de experiência dá dicas para organizar um casamento sem gafes

      Comida quente, bebida gelada e música boa são a fórmula básica de uma boa festa de casamento. "E os noivos na pista", completa a assessora, cerimonialista e professora de etiqueta Beatriz Barbosa de Castro Prado, 62, que atua há 18 anos no mercado.

    4. Diamantes, pérolas, safiras e topázios: confira joias para o dia do 'sim'

      Além das alianças, tiaras e braceletes também brilham em casamentos.

    5. Na praia, no campo ou na cidade: veja lugares com belos cenários para casar e passar a lua de mel longe de casa

      DESTINATION WEDDING

    6. Feiras apresentam novidades do setor casamenteiro e ajudam na hora de escolher lojas e fornecedores; veja calendário

      Casar São Paulo O shopping JK Iguatemi sedia a feira que tem um leque amplo de atividades, com desfiles, workshops, palestras e cerca de 80 expositores do ramo de casamento. É uma oportunidade para fazer negócios com todos os tipos de fornecedor em um só lugar.

    7. Menu vegano, pratos brasileiros e comidinhas na pista de dança são tendências em casamentos

      Os casamentos não são mais os mesmos. E os noivos comemoram. As formalidades e regras do ritual vêm perdendo espaço para uma cerimônia descontraída, em que a diversão é a palavra de ordem.

    8. Miniweddings em restaurantes transformam casamentos em celebrações gastronômicas

      Os casamentos em formato compacto, conhecidos como miniweddings, vieram para ficar. Em São Paulo, cresce o número de restaurantes e hotéis que investem em espaços exclusivos para realizar cerimônias.

    9. Confira empresas que montam serviço de bar para festas de casamentos

      Profissionais preparam dos drinques mais modernos às clássicas caipirinhas em casamentos.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade