Museu de grafite a céu aberto na zona norte de SP ganha mais 22 obras

O conjunto de murais nas vigas ao longo da avenida Cruzeiro do Sul, na zona norte, ganhou mais 22 obras.

Desde o último fim de semana (15 e 16), 25 artistas estão fazendo novos painéis no local, que é conhecido como Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU).

Depois dos murais entre as estações Santana e Portuguesa-Tietê, o museu chega até a altura da estação Carandiru do metrô.

Essa grande avenida da zona norte da cidade começou a mudar de cara em abril de 2011. Na ocasião, 11 grafiteiros foram presos por colorir as vigas ao longo da via.

Seis meses depois, o grupo conseguiu o apoio da Secretaria de Estado de Cultura para a realização de 68 painéis de 58 artistas, entre as estações Santana e Portuguesa-Tietê.

Em outubro de 2012, o local gerou discussão entre moradores depois da colocação de grades ao longo da avenida. A obra foi realizada por uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e teria surgido de uma demanda de moradores e comerciantes. Após uma série de encontros com a Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, as grades foram retiradas.

Desde então, o local passou por outra reforma. Gramados foram colocados no canteiro central e as calçadas viraram ciclofaixas. "Ainda falta a parte da iluminação, mas isso tudo foi um grande progresso", diz o grafiteiro Chivitz, que divide a curadoria do projeto com Binho Ribeiro. "Os moradores estão empolgados com a visibilidade que deu para o bairro."

Com a chuva que atingiu a cidade no último final de semana, alguns dos artistas devem terminar suas obras no próximo domingo (23).

Publicidade
Publicidade