Bichos & Donos 2014

Com cara de emburrada, gata Grumpy faz sucesso na web e tem best-seller

"Senhoras e senhores, aqui está a Angelina Jolie dos gatos", anuncia o apresentador no clube Echoplex, na cidade de Los Angeles, onde, nove meses antes, os Rolling Stones fizeram um show.

Grumpy Cat aparece nos braços da dona, Tabatha Bundesen, uma ex-garçonete de 28 anos do Estado norte-americano do Arizona, que transformou o felino em sua galinha dos ovos de ouro. Com gritos histéricos e até choro da plateia, é possível imaginar a gatinha de rosto eternamente mal-humorado pensando: "Eu odeio vocês!".

"Ela não é nada rabugenta, adora um cafuné, gosta de brincar com fios e se esconder atrás da cortina", diz Tabatha à sãopaulo. A gata, cujo nome real é Tardar Sauce, tem dois anos e nasceu com nanismo, de pais saudáveis. Virou sensação da internet quando o irmão de sua dona postou umas fotos do bichano on-line, com a legenda "grumpy cat" ("gata emburrada", em tradução livre).

A imagem foi replicada por fãs que acrescentavam as frases mais ranzinzas possíveis ("Eu me diverti uma vez... e foi horrível", diz uma). "Esse tipo de humor negativo e sarcástico retrata bem o ânimo das pessoas às vezes. E ver a expressão dela sempre provoca um sorriso", acredita a dona.

O felino lidera a turma de gatos celebridades que fazem fama virtual e dinheiro real. Tabatha assinou um acordo para um filme, com uma produtora que já rodou com Tom Cruise e Cameron Diaz. O longa vai estrear no Natal e se chamar "Grumpy Cat's Worst Christmas Ever".

Livro
Grumpy Cat - Um Livro Azedo
Grumpy Cat
Grumpy Cat - Um Livro Azedo
Comprar

"Grumpy Cat - Um Livro Azedo" (Ed. Belas Letras, 96 págs., R$ 29,90), obra que traz conselhos birrentos de Grumpy, acaba de ser lançado no Brasil e ficou nove semanas numa lista dos mais vendidos do jornal "The New York Times". Um segundo livro, "The Grumpy Guide to Life: Observations from Grumpy Cat" (Ed. Chronicle Books, 112 págs.), será lançado nos EUA em agosto.

Grumpy Cat também é gata-propaganda de uma empresa de ração felina e nome de um tipo de café gelado, o Grumppuccino. "Achamos que tinha a ver. Acordou mal-humorado? Toma um Grumppuccino", brinca Tabatha, que mora na cidadezinha de Morristown (população: 230 habitantes), no Arizona, com outros quatro gatos e quatro cachorros. A revista "New York" avaliou a marca Grumpycat em US$ 1 milhão. A gata tem um seguro, mas a dona não fala no assunto "por questões de segurança".

No clube de Los Angeles, após a breve presença no palco, Grumpy e Tabatha se sentam nos fundos para tirar fotos com os fãs. "Tentamos manter a regra de que ninguém toca na gata, apenas eu", explica.

No centro dessa pequena indústria felina está o agente de talentos Ben Lashes, 35, um ex-músico de Seattle que gerencia também Keyboard Cat, seu primeiro cliente, Nyan Cat e outros gatos figuras do YouTube. Dos ganhos de Grumpy Cat, ele fica com 20%.

"Não gastamos um centavo com publicidade", jura Lashes. "Existe um amor verdadeiro pela Grumpy. As pessoas correm atrás da gente para tirar fotos com ela."

Em março, Lashes levou a gata para o festival South by South West pela segunda vez, quando visitou uma exposição da série "Game of Thrones". O vídeo com ela sentada no trono do seriado ganhou mais de 200 mil visualizações em um dia —sua página no YouTube tem mais de 25 milhões de page views. Em abril, Grumpy apareceu no colo da Jennifer Lopez no reality show "American Idol", no horário nobre da TV.

No ano passado, no mesmo evento, o grupo de defesa dos animais Peta foi checar a situação do animal. Não só aprovou como tirou foto de fã. "Grumpy é uma gata normal 99% do tempo", defende o agente, que, apesar de ganhar dinheiro com felinos, mora com um cachorro.

'Grumpy Cat' - Cara de mal-humorada enquanto é acariciada

Vídeo

Publicidade
Publicidade