Cartas inéditas de soldado que lutou em 1932 narram rotina de batalhas

Amareladas e enlameadas, as cartas enviadas pelo soldado José Fabio da Rocha Frota à mãe, Maria da Glória, descrevem a rotina nos campos do maior conflito armado do Brasil: a Revolução Constitucionalista, iniciada em 9 de julho de 1932. Ele foi um dos 130 mil combatentes que lutaram pelo Estado de São Paulo contra o presidente Getúlio Vargas.

Frota se alistou voluntariamente no 8º Batalhão de Caçadores da Reserva, aos 20 anos, e participou dos 87 dias de peleja, que duraram até 2 de outubro.

"Ele foi a pé de São Paulo a Santos", conta Antonio Augusto da Rocha Frota, 57, filho do soldado. Foi Antonio quem abriu o baú de fotos e cartas à sãopaulo. O material estava guardado há mais de 80 anos.

O primeiro destino do praça foi Santos. De prontidão, Frota e os outros soldados achavam que a marinha de Getúlio estava chegando durante a madrugada, mas era só o brilho da estrela Dalva refletido no oceano. O alarme falso foi um presságio. Na sequência, forças federais impuseram um bloqueio ao porto de Santos, ação que asfixiou São Paulo economicamente e impediu o abastecimento de novas armas para os rebeldes constitucionalistas.

ESTADO ADENTRO

Ao longo dos três meses que serviu ao Estado, o soldado ziguezagueou por nove cidades no litoral e no interior. Na correria, nem sempre conseguia contar as novas à mãe, para quem escreveu cerca de 50 cartas: "Estou bem", resumia a mais lacônica delas.

Em outras, reclamava do frio do inverno daquele ano, que foi ultrarrigoroso, e da garoa paulista ao cair da noite. Também não lhe agradavam as viagens no "trem da morte" em direção às fronteiras de São Paulo.

Uma das correspondências conta que ele foi atingido por estilhaços de um morteiro. Nada grave. Acabou sendo derrubado mesmo por uma gripe. Do hospital onde se internou para tratar da virulência, escreveu: "Vou pedir ao médico dispensa de três dias para ir à missa. A saúde de todos é o meu desejo". Ao final das cartas, pedia a bênção da mãe, como era de praxe.

O que mais o motivava era o reencontro com ela, que ficou esperando pelo filho no sobrado da rua José Maria Lisboa, nos Jardins, cuidando dos 11 irmãos do aspirante.

Nos textos para a mãe, o praça nunca mencionou quantos soldados abateu. Aos filhos, disse que viu colegas tombarem em Queluz, cidade da região de Guaratinguetá, quando as tropas já não tinham mais munição.

Frota não escreveu cartas longas porque os militares não permitiam tais liberalidades.

"Elas já chegavam com o carimbo da censura, eram abertas pelo movimento MMDC pois não podiam revelar a posição exata dele", conta o filho Antonio. Mas havia também o ritmo das trincheiras, que não lhe dava o tempo hábil.

Ao voltar, Frota foi trabalhar no Banespa por influência de seu padrinho, Altino Arantes —então presidente do Estado de São Paulo. Casou-se com Alice e teve dois filhos, Antonio e Maria de Fátima. Morreu em 1971, ao 59 anos, de leucemia.

A DATA

O conflito começou em 9 de julho de 1932, data que marca o início da Revolução Constitucionalista. São Paulo, sem aliados, entrou em guerra contra o resto do país. O objetivo da insurgência era derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e promulgar uma nova Constituição.

O número de mortos durante os três meses de levante é controverso. Segundo o livro "1932: Imagens de uma Revolução" (ed. Imprensa Oficial), de Marco Antônio Villa, houve 634 baixas do lado paulista e 1.050 do federal.

Ilustração Rodrigo Oliveira
Publicidade
Publicidade