Bichos & Donos 2014

Em alta nos pet shops, tosa japonesa deixa cão com cara de bicho de pelúcia

Uma tendência que surgiu no Vale do Silício, nos Estados Unidos, é a última pedida em matéria de estética canina: a tosa japonesa.

O lulu da pomerânia Boo, cuja dona trabalha no Facebook, difundiu a moda após ganhar um perfil que bombou na rede social e já tem mais de 14 milhões de seguidores.

Conhecido como "o cachorro mais fofo do mundo", Boo tem um corte que imita o de um ursinho de pelúcia. Os pelos compridos da raça são deixados com poucos centímetros no corpo e um tanto maiores na cabeça, formando uma bola.

Editoria de Arte

Há variações da tosa, como o estilo Barbra Streisand, com pelos da orelha longos e escorridos, e o Prince, com topo da cabeça e orelhas volumosos. Mas todos têm em comum o corpo, que parece de pelúcia.

Além de "fashion", o corte é prático, diz a dona da maltês Vicky Nina, Luciana Nishikawa, 39. "Cachorro é que nem criança. Tem que brincar, correr na grama". O corte mais curto no focinho também evita fungos e outros problemas de pele, afirma.

A pesquisadora de tendências Mariana Nobre, 31, mantém baixos os pelos do lulu da pomerânia Nietzsche porque não é muito fã do visual pomposo da raça.

Ela diz que não conhecia a moda, mas acha que o jeito despretensioso da tosa japonesa tem a ver com o estilo de vida contemporâneo, por isso é adotado por muitas pessoas.

Além de lulus e malteses, poodles, shih tzus, schnauzers e outros cães de pequeno porte e pelos longos podem ser tosados à japonesa, explica William Galhard, gerente de estética do Pet Center Marginal.

Na rede de lojas, diz Galhard, o "penteado" é pedido por cerca de 70% dos donos das raças mencionadas.

Publicidade
Publicidade