'Bilhete único' metropolitano, cartão BOM mostra saldo no Facebook

Usuários do cartão BOM, aceito nos estações da CPTM, no metrô e nos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo, podem consultar o saldo do cartão por meio do Facebook.

A função pode ser acessada pela página do BOM na rede social. Basta clicar em Consulta de Saldo e digitar o número que fica na frente do cartão. Não é preciso estar logado.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Cartão BOM é aceito em estações de trem, metrô e nos ônibus intermunicipais de São Paulo
Cartão BOM é aceito em estações de trem, metrô e nos ônibus intermunicipais de São Paulo

Sob controle do governo estadual, o cartão BOM permite circular pelos 39 municípios que compõem a Grande São Paulo e é usado por 2 milhões de pessoas a cada dia. Cada ônibus intermunicipal cobra uma tarifa diferente, correspondente à distância percorrida. O BOM não é aceito nos ônibus da capital, embora a tecnologia seja similar à do Bilhete Único.

Em entrevista à sãopaulo em julho, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que o governo planeja oferecer pela internet a maior parte dos serviços ligados ao BOM, como a recarga e a solicitação de segunda via.

Com isso, há economia no tempo dos usuários e nos gastos para manter a estrutura de atendimento. A central telefônica do BOM, por exemplo, recebe 120 mil ligações por mês.

Pelo site do BOM, é possível comprar créditos, que são carregados quando o cartão é encostado nas catracas ou dentro dos ônibus.

O Bilhete Único paulistano, usado nos ônibus da capital, também vende créditos pela internet, mas a recarga é efetivada apenas nos postos de atendimento. O cartão pode ser carregado diretamente por um aplicativo disponível para smartphones, que também permite consultar o saldo.

Publicidade
Publicidade