Em mostra grátis, ilustradores recriam personagens do 'Castelo Rá-Tim-Bum'

O MIS (Museu da Imagem e do Som), na zona oeste de São Paulo, deve dar adeus às filas neste domingo (25), quando termina "Castelo Rá-Tim-Bum - A Exposição". Mas os fãs do programa da TV Cultura não ficarão órfãos. Até o fim de fevereiro, a mostra gratuita "Castelo Rá-Tim-Bum por 50 Artistas" expõe ilustrações que recriam personagens.

A exposição nasceu de um projeto dos designers Thales Molina, Marcelo Meneses e Elias Fernandes, da publicação "Mundo Estranho", da editora Abril.

"Fizemos uma reportagem sobre o 'Castelo' e depois tivemos a ideia de convidar alguns artistas para criarem suas ilustrações", conta Molina.

Eles lançaram, então, uma página no Facebook chamada "20 Anos do Castelo Rá-Tim-Bum por Vários Artistas", que atualmente tem mais de 18 mil curtidas.

Cada ilustrador escolheu uma figura para rabiscar. "[Mas] Acabei delegando alguns personagens para artistas específicos, devido ao traço deles", diz Molina.

Os traços evocam -e por vezes exacerbam- o universo das personagens. Molina, por exemplo, fez o monstro Mau ganhar ainda mais perversidade no encanamento do Castelo. Morgana e sua gralha Adelaide, desenhadas por Paulo Torinno, também ficaram mais obscuras.

As artes igualmente contemplam alguns ambientes do Castelo, como o saguão e a torre da Morgana, e figuras que só apareceram no seriado uma única vez, a exemplo da menina azul Zula.

Neste domingo (25), o MIS será visitado só por quem tem ingressos para o evento que se encerra. A partir de terça (27), a nova mostra abre normalmente.

Informe-se sobre o evento

Publicidade
Publicidade