Viaja sãopaulo Verão

Personalidades contam qual o seu pedaço de areia predileto no país

DIDI WAGNER, 40, apresentadora - Lopes Mendes (RJ)

"O mar é lindo e transparente. Seu grande trunfo é a natureza intocada, já que não há nenhuma construção na encosta, como restaurantes e bares 'pé na areia'."

*

MARÇAL AQUINO, 57, escritor - Praia de Tambaba (PB)

"A 30 km de João Pessoa, Tambaba fica ainda mais parecida com um paraíso por ser voltada para a prática do nudismo. Embora seja comum a presença de famílias inteiras, é especialmente indicada para casais que desejam viver uma experiência avançada de liberdade e intimidade."

*

TOM ZÉ, 79, músico - Praia de São Francisco (SP)

"Praia batida por um vento decidido, que não deixa cabelo e esteira de palha em paz. Veranistas, gente em férias, famílias, curtem os pequenos hotéis e pousadas ou algumas casas ocupadas de dezembro a fevereiro. Os caiçaras te ensinam a fazer um prato de peixe chamado 'azul-marinho'."

*

BELISARIO FRANCA, 55, documentarista - Arpoador (RJ)

"Até as 10h da manhã é um enclave do paraíso no Rio. Em dias de vento sudoeste, ficar por ali e assistir a frente fria tomar conta da cidade é uma experiência sinestésica."

*

ROSANGELA LYRA, 50, empresaria - Baía do Sancho (PE)

"Além da paisagem espetacular, as águas cristalinas possibilitam os melhores mergulhos livres do país, com ótima visibilidade e bancos de corais com vida marinha. No período de chuvas, as cachoeiras escorrem como cortinas d'água."

*

ROBERTO LINSKER, 51, fotógrafo - Praia do Felix (SP)

"É cravada no meio da mata atlântica. Caminhando para a praia, entre as árvores é possível ver um recorte de mar, como se estivéssemos descobrindo aquela terra pela primeira vez. Praia pequena, muito refrescante, que tem rio e água do mar e que te permite fazer algumas caminhadas mata adentro. É linda, um 'must go'".

*

BEL COELHO, 36, chef - Praia Vermelha (SP)

"Um paraíso no meio da costa verde. Super familiar, linda e muito preservada. É uma praia calma, com muita vegetação -verdadeira joia no meio da agitação de Ubatuba."

*

CHICO SALÉM, 38, músico - Praia Vermelha (SP)

"Uma praia linda com areia avermelhada. Não tem ondas e fica no pé da Mata Atlântica. É uma opção de refúgio em relação a badalação de Ubatuba (principalmente na época de temporada)."

*

MARIA EUGENIA SUCONIC, 28, apresentadora - Ilhabela (SP)

"Tenho um amor pela Ilha, vou desde pequena. Tem de tudo, bons restaurantes, bares, opções de passeios, é uma delícia. Tem muita coisa legal e o acesso é fácil; é só pegar um carro e, pronto, caiu na Ilha para uma viagem maravilhosa que eu amo."

*

ARAQUÉM ALCÂNTARA, 64, fotógrafo - Baía do Sancho (PE)

"Pequena e esteticamente bonita, com águas calmas, cercada de rochas vulcânicas. Para mim, é especial porque certa vez estava fotografando um cardume de saberés e, ao perderam a onda, vieram todos parar aos meus pés, 40 peixes. Foi algo bíblico, catártico, um momento de êxtase absoluto."

*

FACUNDO GUERRA, 41, empresário - Praia do Bonete (SP)

"Uma praia de pescadores que fica nas costas da ilha, onde só é possível chegar pelo mar ou por uma trilha de quatro horas a pé. Não tem internet e é ideal para quem quer se isolar do mundo."

Publicidade
Publicidade