Casa do Povo lança 'vaquinha virtual' para financiar reformas no prédio

Em 1946, o Instituto Cultura Israelita Brasileiro começou a ser erguido pela união da comunidade judaica no bairro do Bom Retiro. Houve quem doasse o terreno, quem oferecesse a força de trabalho, e até quem entregasse alguns poucos tijolos.

Quase setenta anos depois, a história parece se repetir. A Casa do Povo, como é conhecida a instituição, agora promove uma campanha de financiamento coletivo pelo site Catarse para pôr fim a um período de abandono do prédio.

O objetivo é levantar R$ 75 mil para a impermeabilização de seu terceiro piso, que sofre com infiltrações. "Não tivemos nenhum grande investidor. O engajamento veio de pessoas que tiveram raízes aqui: frequentadores da Casa e ex-alunos da escola Scholem Aleichem", diz a coordenadora Mariana Lorenzi. Em 1981, o fechamento do colégio que funcionava no local marcou o início da crise.

O projeto é só parte da revitalização do centro cultural, que também sofre com a degradação do Teatro de Arte Israelita Brasileiro, no subsolo, que já não funciona mais pela precariedade da estrutura.

A ideia dos organizadores é trazer de volta a efervescência cultural da Casa de outrora. "Queremos agregar pessoas e despertar a comunidade para este espaço de ideias", completa Mariana.

A "vaquinha virtual" vai até dia 11 de dezembro e já arrecadou quase R$ 60 mil, de mais de 400 apoiadores. Quem quiser colaborar pode recorrer ao site da campanha.

Veja vídeo do crowdfunding da Casa do Povo

Vídeo

Publicidade
Publicidade