James Lee Byars ganha primeira exposição individual no Brasil

Obcecado pela ideia de perfeição, James Lee Byars (1932-1997) viajou até a ilha de Tarsos, na Grécia, para buscar o que seria o melhor dos mármores. Com ele, criou uma série de esculturas que, desde o último sábado (9), podem ser vistas em vitrines na galeria Mendes Wood DM, instalada na zona oeste.

É a primeira vez que uma mostra individual do norte-americano é montada no Brasil. Em sua trajetória artística, Byars procurou dar forma a uma busca pela beleza e pela verdade.

Além das esculturas —na exposição, há itens em formato de estrela e de pirâmide, por exemplo—, ele trabalhou com performances e com outros suportes, como o papel.

A partir de seu interesse pelo teatro japonês e por rituais de tribos asiáticas —morou em Quioto, no Japão, no fim dos anos 1950—, o artista elaborou obras em papéis dobrados nos quais lê-se escritos como "A White Paper Will Blow Through the Streets" (um papel branco vai soprar pelas ruas, em tradução livre).

Parte desses trabalhos em papel, aliás, também integra a seleção de obras exibidas na mostra.

Mendes Wood DM. R. da Consolação, 3.358, Cerqueira César, região oeste, tel. 3081-1735. Seg. a sáb.: 10h às 19h. Abertura: 9/4, 14h. Até 21/5. Livre. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade