O Melhor de São Paulo - Serviços

Pesquisa revela marcas com saldo positivo em momento de crise

O Melhor de sãopaulo - Serviços lança luz sobre marcas que se destacaram mesmo em cenário econômico adverso. Ter desempenho reconhecido pelo consumidor em momento de crises agudas, quando o mercado é dominado por vetores negativos, configura importante vantagem competitiva. A associação de excelência à prestação de serviços é uma posição privilegiada no imaginário da população, especialmente em segmento tão crítico como o das classes A e B da capital paulista.

Ilustração OSilva
O Melhor de sãopaulo - Serviços

Os resultados, de um modo geral, refletem a importância da distribuição adequada, de atuação em rede e franquias, sem deixar de atender necessidades específicas do consumidor em um ambiente caracterizado pela heterogeneidade cultural -o último estudo DNA Paulistano, realizado pelo Datafolha em 2012, que mapeava o perfil dos 96 distritos da cidade segundo diversos aspectos, já revelava o fenômeno, alertando para a essencial adaptação da oferta às demandas e realidades das diferentes expressões de classe média espalhadas pela capital paulista.

Mas se há quatro anos o potencial do setor crescia colado à ascensão socioeconômica que, por meio da inclusão no trabalho formal e maior acesso à educação e consumo, tinha pulverizado bolsões A/B por toda a região metropolitana, agora a situação é diferente. O aumento da inflação, o desemprego e a queda no poder de compra dos salários redesenham as variáveis de negócio, tanto as internas, dentro das empresas, como as externas, que modelam a opinião pública.

O mérito das marcas líderes nos dados divulgados hoje, ao apresentarem um balanço positivo após um período de mudanças bruscas, não anula a urgência dos players em se reposicionarem de maneira planejada. Cortes de investimentos em áreas estratégicas como comunicação e tecnologia podem limitar o alcance do setor junto aos consumidores.

Sintomas disso já são notados nas altas taxas de entrevistados que não conseguem se lembrar das melhores marcas em boa parte das categorias, inclusive nas mais tradicionais. No extremo oposto, as performances invejáveis dos nomes citados em novos ramos, como a dos aplicativos de táxi, ao contrário da vanguarda que podem sugerir, provam na verdade o quanto a velha cartilha do marketing mix pode fazer a diferença em curto espaço de tempo. O equilíbrio entre serviço de qualidade, preço justo, capilaridade no atendimento, propaganda e promoção eficientes revela-se imbatível.

*

CURIOSIDADES DA PESQUISA

Ilustração OSilva
O Melhor de sãopaulo - Serviços
Ilustração OSilva
O Melhor de sãopaulo - Serviços

*

Arte Folha
O Melhor de sãopaulo - Serviços
Publicidade
Publicidade