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Das ruas para a rede Globo, Smart Fit cresce e conquista paulistanos

Quem acompanhou a 16ª edição do "Big Brother Brasil", exibido neste ano na Globo, percebeu que, quando os "brothers" não estavam na piscina, bebendo nas festas ou trocando farpas pelos corredores da casa, encontravam uma brechinha para cuidar do corpo. Afinal, ninguém quer fazer feio em frente às câmeras, não é mesmo?

Pela primeira vez, o corre-corre nas esteiras da casa "mais vigiada da TV brasileira" foi patrocinado por uma empresa "da vida real": a Smart Fit, eleita a melhor academia de São Paulo por 18% dos paulistanos de classes A e B entrevistados pelo instituto Datafolha.

"Nesta edição, não tinha muita gente sarada, aquele grupo tradicional que vive em academia", conta Edgard Corona, 59, fundador da empresa. "Isso é importante porque queremos mostrar o que as pessoas comuns podem fazer." E elas fizeram: mesmo com a crise, Corona diz que, graças à ação inédita na TV aberta, o número de novos alunos ajudou a equilibrar as contas.

Dono da rede que soma 104 unidades no Estado de São Paulo —nove delas ainda em obras, sendo seis na capital paulista—, o empresário caiu no mundo fitness literalmente por acidente. Formado em engenharia química, trabalhava em uma usina de açúcar da família e decidiu sair do negócio.

Foi esquiar no Estados Unidos, se machucou e, durante as sessões de fisioterapia para a perna, notou que o ramo tinha potencial de investimento. Resolveu apostar e abriu a primeira unidade da Bio Ritmo na avenida Santo Amaro, em 1996, mas o negócio não deu muito certo.

Tempos depois, inaugurou a segunda unidade, dessa vez na avenida Paulista, no Conjunto Nacional. Com outro projeto arquitetônico e foco total na experiência do cliente —da iluminação ao vestiário—, a academia caiu no gosto do paulistano e começou a se expandir.

Só em 2009, porém, após participar de um evento para o setor fitness, Corona teve a ideia de lançar a Smart Fit. "O mercado norte-americano já contava com academias com mensalidades na faixa dos US$ 20, enquanto no Brasil só existiam duas opções: as mais caras ou as mais baratas, mas que tinham estrutura deficiente", explica.

Assim surgiu a rede que, com mensalidade inicial de R$ 49,90, é a mais citada por 37% dos jovens paulistanos. Do ano passado para este, a Smart Fit saltou de 41 para 48 unidades na cidade.

Mesmo com a trajetória crescente, o desafio da marca continua sendo tornar a ida à academia mais animadora, já que, com a vida corrida, "as pessoas estão menos dispostas a fazer sacrifícios", diz Corona.

A aposta é investir nos treinamentos de alta intensidade: aulas de 30 minutos, três vezes por semana, que aceleram o metabolismo e podem ser feitas individualmente ou numa competição. Coisa rápida, mas eficaz. "Não adianta caminhar uma hora por dia na esteira. Você fica com fome, come mais e engorda", diz o empresário.

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Para saber +

  • Fundação: 2009. A primeira unidade da rede foi aberta no bairro do Morumbi
  • Unidades: Mais de 250 (104 no Estado de São Paulo). Está presente também no México e no Chile
  • Clientes: 800 mil
  • Quanto custa: pacotes de R$ 49,90 (para treino na própria unidade) a R$ 79,90 (para utilizar qualquer unidades da rede)
  • smartfit.com.br

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Edgard Corona, CEO da Smart Fit

Há espaço para a Smart Fit crescer em São Paulo?
Sim, ainda estamos muito fracos na zona norte. Abrimos a primeira unidade neste mês, na região da serra da Cantareira. Devido à topografia, não tínhamos encontrado o imóvel adequado por lá. Também começamos a aumentar a nossa penetração na zona leste e vamos inaugurar duas unidades. Já nas zonas sul e oeste estamos bem representados.

Como a recessão econômica afeta o setor fitness?
O Brasil conseguiu ter dois anos de recessão brutal somados à inflação alta. O resultado é este: o desemprego nos tira o consumidor porque ele perde o salário e corta a academia. E a inflação faz as contas subirem: luz, telefone, tudo fica mais caro. Então, a pessoa que está desempregada não vai mais pagar a mensalidade, já que precisa economizar. No final, os nossos custos como empresa sobem, mas a mensalidade não.

Qual a principal estratégia de marketing da Smart Fit?
O preço atrativo certamente é um dos grandes diferenciais da rede. Usar o dinheiro para adquirir serviços que proporcionem qualidade de vida é uma tendência de comportamento do consumidor.

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