Fazer o próprio fermento dá trabalho, mas traz sabor ao pão; veja receita

Vai dar trabalho, mas quem está nessa garante que vale a pena. Fazer o "levain" -o fermento natural- em casa leva pelo menos 20 dias para chegar ao ponto de ser utilizado em receitas e demanda atenção diária. É praticamente um bichinho de estimação, mas que pode durar para sempre se bem cuidado.

Os benefícios para quem persiste no projeto são vários. Para a chef Julice Vaz, da Julice Boulangère, os maiores deles são o sabor e a textura do produto final, quando comparado com aqueles feitos com fermento industrial.

"É um outro resultado de pão", define.

Erick Diniz/ Folhapress
Processo de fermentação natural de pães, preparada pela Chef Julice Vaz, da Julice Boulangere
Processo de fermentação natural de pães, preparada pela Chef Julice Vaz, da Julice Boulangere

Outra vantagem enumerada por ela é que o "levain" é um conservante natural, que preserva o alimento por alguns dias sem o uso de produtos industrializados.

A produtora cultural Maria Elisabete Pereira, adepta do "levain", lista mais uma: "Hoje, a gente recebe tudo pronto. É bom saber como se faz e o que você está comendo."

*

LEVAIN DE FARINHA BRANCA

Há várias bases possíveis para um levain. A receita a seguir, da chef Julice Vaz, começa com farinha de centeio, mas é possível utilizar maçã, passas ou suco de abacaxi, entre outras opções. A alimentação -neste caso, com farinha branca- é o que caracteriza o fermento.

Ingredientes (dia 1):
200g de farinha de trigo
200g de farinha de centeio
400 ml de água morna

1. Misture todos os ingredientes em um bowl até que formem uma massa homogênea. Cubra a mistura com um papel filme e deixe descansar em local fresco por 24 horas.

2. No segundo dia, separe 200g da cultura do dia anterior com mais 200g de farinha de trigo e 200 ml de água. Deixe descansar por mais um dia. Descarte o restante da cultura.

3. Do terceiro ao vigésimo dia, repita o mesmo procedimento do dia 2.

4. A partir do 21º dia, a cultura já se transformou em "levain" e pode ser utilizada em receitas. Para mantê-lo, continue misturando 100g do fermento, 200g de farinha de trigo e 100 ml de água diariamente.

Publicidade
Publicidade