Diretor de 'O Último Rei da Escócia', Kevin Macdonald dará aulas em festival paulistano

O diretor escocês Kevin Macdonald, 50, fez sua carreira alternando entre filmes de ficção e de realidade. Quando juntou as duas vertentes, viu seu trabalho faturar um Oscar. Em "O Último Rei da Escócia", ele contou a história fictícia de um médico que convive com um ditador de Uganda. Baseada em fatos reais, a produção levou a estatueta de melhor ator para Forest Whitaker, em 2007. Antes, o diretor foi premiado por "Munique, 1972" com o Oscar de melhor documentário em 2000.

Esse e outros sete filmes dele serão exibidos a partir de terça-feira (6), como parte do Festival Cultura Inglesa, que ainda terá atrações para crianças, peças teatrais e shows. Todas as atividades são gratuitas.

Macdonald virá ao festival para dar duas aulas sobre cinema, cujas vagas estão esgotadas. "É uma boa hora para ir [ao Brasil]. Seu sistema político parece muito interessante", diz ele, antes de perguntar se há risco de um golpe militar no país após a eclosão da recente crise no governo Temer.

"Para ser honesto, não sei muito sobre seu país, mas percebo que há muitas histórias do passado e do presente a serem contadas."

O diretor veio a São Paulo em 1998, para integrar o júri do festival É Tudo Verdade, criado dois anos antes. "Vi muitos filmes interessantes que influenciaram em meus trabalhos posteriores", diz ele.

Entre as obras que ele produziu estão os documentários sobre Mick Jagger (2001) e Bob Marley (2002) e os filmes "Intrigas de Estado" (2009) e "Mar Negro" (2014).

Atualmente, Macdonald trabalha num documentário sobre a morte de Whitney Houston (1963-2012), que deve ser lançado no início de 2018. "Ainda é um quebra-cabeça entender como aquela linda garota, com a melhor voz no mundo, entrou numa jornada de autodestruição", considera.

Entre outras atrações do evento, há atividades para crianças neste domingo (4), na unidade Pinheiros da Cultura Inglesa, com oficinas de animação com massinha, duas peças teatrais e instalações para brincar.

No Centro Brasileiro Britânico, há três exposições em cartaz. Uma delas, "God Save the Queen", traz obras de Felipe Oliveira Melo inspiradas na rainha Elizabeth 2ª.

No próximo domingo (11), haverá show da cantora londrina Charli XCX. Porém, os ingressos estão esgotados.

-

DESTAQUES

Cinema
A mostra "Kevin Macdonald" exibe nove filmes do diretor escocês, como "O Último Rei da Escócia"

MIS. Av. Europa, 158, Jd. Europa, tel. 2117-4777. Ter. (6) a sáb. (10).

*

Teatro
Em montagem brasileira, a peça "Unfaithful", do irlandês Owen MacCfferty, trata de desejos ocultos, arrependimentos e conversas adiadas

Teatro Cultura Inglesa. R. Dep. Lacerda Franco, 333, Pinheiros. Qui. (8) a sáb. (9): 21h. Dom. (11): 19h.

*

Exposições
O Centro Brasileiro Britânico recebe três mostras: "God Save the Queen", "57 Belsize Park" e "There Is No Supper"

CBB. R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb. e dom.: 10h às 16h. Até 18/6.

Publicidade
Publicidade