Depois de disco erótico, Tom Zé lança álbum para crianças e faz show em SP

No ano passado, Tom Zé resolveu comemorar o aniversário de 80 anos com o lançamento de um álbum novo: "Canções Eróticas de Ninar", que traz letras "safadas", cheias de masturbação, orgasmos e posições sexuais.

Agora, chegando aos 81, o músico e compositor repete a dose –mas vai para o campo oposto e lança neste domingo (8) um disco infantil.

"Sem Você Não A" tem dez faixas que formam juntas uma história sobre o alfabeto, em que o Silêncio acaba sequestrando a Curiosidade. Para libertá-la, exige: "Qual é a maior palavra do mundo?".

"Há uma continuidade entre o disco anterior, que fala de pulsão vital, e este, em que o tema infantil remete à evolução da vida", diz Tom Zé.

André Conti/Divulgação
Tom Zé lança álbum infantil em show em São Paulo no Sesc Pinheiros
Tom Zé lança álbum infantil em show em São Paulo no Sesc Pinheiros

As letras são todas de Elifas Andreato, mais conhecido por ter ilustrado capas de discos célebres de Chico Buarque, Paulinho da Viola e outros nomes da MPB. O compositor baiano fez a música e coloca a sua identidade nos arranjos, misturando flautas, vocais e ritmos nordestinos.

Em um disco que não é necessariamente novo. As canções foram feitas no início dos anos 1980, época em que Tom Zé vivia um período de vacas magras e pensou até em desistir da carreira. Elas serão apresentadas pela primeira vez neste domingo (8), às 17h, em apresentação no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

A unidade recebeu também outros três shows do músico nesta semana, nos quais revisitou discos anteriores: "Estudando a Bossa" (2008) e "Estudando o Pagode" (2005). Neste sábado (7), é a vez do clássico "Estudando o Samba" (1976).

Tom Zé sabe que tanto o álbum infantil quanto o anterior, erótico, têm potencial de estar na mira do politicamente correto. Um por causa das menções à nudez. Outro pela tendência de pedagogizar qualquer produção infantil.

"Sempre que a classe média se apodera de um tema, ele se transforma em discussão moralista. O objetivo da arte é tornar dialógico, encontrar beleza em lugares estranhos", defende.

Em 2009, ele revelou admiração pelo funk "Atoladinha", de Bola de Fogo, no "Programa do Jô". Questionado se o álbum infantil fez com que gostasse também da Galinha Pintadinha, Tom Zé desconversa. "Meu caro, de música infantil só conheço o que faz Luiz Tatit e Palavra Cantada."

Publicidade
Publicidade